CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL E O PROCESSO DE REVELAÇÃO ÀS MÃES

UMA ANÁLISE PSICOLÓGICA

  • Ana Paula Rabelo Pinto Centro Universitário Braz Cubas
  • Tatiana Tognolli Bovolini Centro Universitário Brazcubas
  • Valdir de Aquino Lemos Centro Unversitário Brazcubas
  • Luís Sérgio Sardinha Centro Universitário Brazcubas
Palavras-chave: Abuso sexual infantil, Psicanálise, Mães

Resumo

O abuso sexual infantil é um assunto que vem sendo muito discutido na atualidade, pois podem acarretar problemas físicos e psicológicos à criança e suas respectivas famílias. Pode ser considerado abuso sexual infantil, qualquer situação onde a criança é usada para satisfazer o desejo do outro. Essa violência pode ocorrer dentro ou fora da família da vítima. A mãe da vítima tem um papel fundamental após a descoberta de abuso, pois na maioria dos casos é ela a primeira pessoa a saber, e quem a criança mais confia. Desse modo o objetivo deste trabalho pautou-se em descrever e discutir sobre como o abuso sexual infantil pode trazer problemas psicológicos às mães de crianças abusadas. Para este trabalho foram pesquisados quarenta e nove artigos científicos, cinco livros, duas leis e vinte teses e dissertações, sendo o mais antigo do ano de 1990 ao mais atual de 2017. Os resultados do presente estudo mostram que mães de crianças abusadas sexualmente apresentam patologias após a revelação, principalmente se elas também foram abusadas quando pequenas, ou quando o abuso contra seus filhos ocorre de forma intrafamiliar. Assim, pode-se concluir que a maior parte das mães sentem dificuldades em se relacionarem com seus filhos após a descoberta, por outro lado outras oferecem um suporte maior a criança, acolhendo e protegendo. Desta forma a psicologia se faz importante para ajudar mãe e filho (a), e a família a entenderem a gravidade do ocorrido, para que isto não aconteça novamente.

Biografia do Autor

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Mestranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC, Brasil (2015). Docente do Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes.

{$author}, Centro Unversitário Brazcubas

Pós-Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil (2017). Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes.

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Brasil(2011).
Coordenador e Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes. Docente junto à Universidade do Grande ABC, UniABC, Santo André.

Publicado
2019-06-04

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>