A INFLUÊNCIA PSICOLÓGICA DO ESPORTE NA VIDA DE ATLETAS COM DEFICIÊNCIA

  • Jéssica Baptista Centro Universitário Braz Cubas
  • Sara Carlos da Silva Centro Universitário Brazcubas
  • Luís Sérgio Sardinha Centro Universitário Brazcubas
  • Valdir de Aquino Lemos Centro Universitário Brazcubas
Palavras-chave: Esporte, Deficiência, Qualidade de vida

Resumo

O esporte tem papel fundamental na interação social e para melhor qualidade de vida dos indivíduos. Portanto o esporte é procurado por pessoas com deficiência com o objetivo de superar seus limites, melhorar a autoestima, ajudar na reabilitação e na reinserção dentro da sociedade já que seu corpo sofreu severas mudanças. A deficiência adquirida causa uma modificação na estrutura física e psicológica do individuo, podendo gerar dificuldades em sua mobilidade e no desenvolvimento das tarefas diárias, podendo assomar uma depressão devido a não aceitação de uma nova condição de vida. Assim o objetivo do presente estudo é descrever e discutir a influência psicológica do esporte na vida de pessoas com deficiência. Para este trabalho, foram pesquisados cinquenta e seis artigos e cinco livros, sendo o mais antigo datado de 1984 e o mais atual datado de 2017, todos foram lidos na língua portuguesa. Os sites utilizados para essa pesquisa foram Google Scholar, Scielo, ONU (Organizações das Nações Unidas), CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e CEPPE (Associação Paulista da Psicologia do Esporte). Todos os artigos e livros foram lidos em língua portuguesa. Os resultados do presente estudo mostram que a prática do esporte para pessoas com deficiência contribui positivamente para o progresso nos treinos, melhoram o auto-rendimento, as questões relacionadas à autoestima e fatores psicológicos. Diante o exposto conclui que o atendimento e acompanhamento do psicólogo esportivo contribuem para a ressignificação do indivíduo resgatando a autoestima.

Biografia do Autor

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Mestranda em Saúde Pública, Mogi das Cruzes, Docente na Braz Cubas Educação.

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Brasil(2011).
Coordenador e Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes. Docente junto à Universidade do Grande ABC, UniABC, Santo André.

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil (2016). Pesquisador do Comitê Paralímpico Brasileiro, Brasil. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Braz Cubas – Mogi das Cruzes.

Publicado
2019-06-04

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>