A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA NO PROCESSO DO LUTO

  • Luana Leal Centro Universitario Braz Cubas
  • Sara Carlos da Silva Centro Universitário Brazcubas
  • Luís Sérgio Sardinha Centro Universitário Brazcubas
  • Valdir de Aquino Lemos Centro Universitário Brazcubas
Palavras-chave: Morte; Processo do Luto; Psicoterapia do Luto

Resumo

Atualmente a morte não é muito discutida e devido ao avanço da tecnologia e da medicina começou a ser vista como um fracasso. Quando morremos deixamos de ser pessoas produtivas e dessa forma consideramos a morte como nossa inimiga. O luto fará parte da vida de qualquer ser humano, porém, nunca estaremos preparados para lidar com ele. Assim, o objetivo do presente estudo é descrever e discutir sobre a importância da psicoterapia no processo do luto. Para este estudo foram utilizados 14 artigos científicos e 12 livros, sendo o mais antigo do ano de 1974 e o mais atual de 2017. Os sites utilizados para essa pesquisa foram Google Scholar, Scielo e Pepsic, onde foram selecionados artigos científicos. Todos os sites foram pesquisados e estudados em português. Os resultados do presente estudo mostram que o luto não é considerado uma psicopatologia, pois se trata de um evento natural da vida, porém, algumas pessoas podem desenvolver o luto complicado e nesse caso, é necessário que se faça uma psicoterapia para o auxílio na conclusão desse processo. Assim, conclui-se que a psicoterapia é importante no período do luto, uma vez que o mesmo ajuda o enlutado a passar por esse processo tão difícil e doloroso, dando suporte, apoio e ajudando na ressignificação de sua vida e dessa forma é possível prevenir o luto complicado.

Biografia do Autor

Sara Carlos da Silva, Centro Universitário Brazcubas

Mestranda em Saúde Pública, Mogi das Cruzes, Docente na Braz Cubas Educação.

Luís Sérgio Sardinha, Centro Universitário Brazcubas
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Brasil(2011). Coordenador e Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes. Docente junto à Universidade do Grande ABC, UniABC, Santo André.
Valdir de Aquino Lemos, Centro Universitário Brazcubas

Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil (2016). Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Braz Cubas – Mogi das Cruzes.

Publicado
2019-05-24
Como Citar
Leal, L., Silva, S. C. da, Sardinha, L. S., & Lemos, V. de A. (2019). A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA NO PROCESSO DO LUTO. Diálogos Interdisciplinares, 8(1), 1-7. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/633

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 > >>