A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA NO PROCESSO DO LUTO

  • Luana Leal Centro Universitario Braz Cubas
  • Sara Carlos da Silva Centro Universitário Brazcubas
  • Luís Sérgio Sardinha Centro Universitário Brazcubas
  • Valdir de Aquino Lemos Centro Universitário Brazcubas
Palavras-chave: Morte; Processo do Luto; Psicoterapia do Luto

Resumo

Atualmente a morte não é muito discutida e devido ao avanço da tecnologia e da medicina começou a ser vista como um fracasso. Quando morremos deixamos de ser pessoas produtivas e dessa forma consideramos a morte como nossa inimiga. O luto fará parte da vida de qualquer ser humano, porém, nunca estaremos preparados para lidar com ele. Assim, o objetivo do presente estudo é descrever e discutir sobre a importância da psicoterapia no processo do luto. Para este estudo foram utilizados 14 artigos científicos e 12 livros, sendo o mais antigo do ano de 1974 e o mais atual de 2017. Os sites utilizados para essa pesquisa foram Google Scholar, Scielo e Pepsic, onde foram selecionados artigos científicos. Todos os sites foram pesquisados e estudados em português. Os resultados do presente estudo mostram que o luto não é considerado uma psicopatologia, pois se trata de um evento natural da vida, porém, algumas pessoas podem desenvolver o luto complicado e nesse caso, é necessário que se faça uma psicoterapia para o auxílio na conclusão desse processo. Assim, conclui-se que a psicoterapia é importante no período do luto, uma vez que o mesmo ajuda o enlutado a passar por esse processo tão difícil e doloroso, dando suporte, apoio e ajudando na ressignificação de sua vida e dessa forma é possível prevenir o luto complicado.

Biografia do Autor

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Mestranda em Saúde Pública, Mogi das Cruzes, Docente na Braz Cubas Educação.

{$author}, Centro Universitário Brazcubas
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Brasil(2011). Coordenador e Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes. Docente junto à Universidade do Grande ABC, UniABC, Santo André.
{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil (2016). Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Braz Cubas – Mogi das Cruzes.

Publicado
2019-05-24

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>