A ATUAÇÃO DO PROFESSIONAL DE PSICOLOGIA DIANTE DO SENTIMENTO DE FILHOS DE PAIS DIVORCIADOS

  • Rodnei de Andrade Santos Centro Universitário Braz Cubas
  • Rosilene Ribeiro de Oliveira Centro Universitário Brazcubas
  • Luís Sérgio Sardinha Centro Universitário Brazcubas
  • Valdir de Aquino Lemos Centro Universitário Brazcubas
Palavras-chave: divórcio, filhos, pais, parentalidade.

Resumo

O divórcio pode afetar de forma significativa no sentimento dos filhos. Caso esta ruptura, não seja acolhida poderá acarretar em possíveis traumas. Desta forma entende-se que após o divórcio, a adaptação dos pais, poderá determinar como seus filhos irão assimilar esse processo. Os resultados do presente estudo mostram a importância de os pais tomarem decisões assertivas e esclarecerem aos filhos que a ruptura conjugal não se associa a eles. Logo esse estudo procurou descrever e discutir sobre as atribuições do psicólogo diante dos sentimentos de crianças e adolescentes com pais divorciados. Para esse estudo foram utilizados 65 artigos científicos, 3 livros, sendo o mais antigo datado de 1982 ao mais atual de 2017. As palavras chaves utilizadas foram, divórcio, filhos, pais, parentalidade. Foram utilizados para essa pesquisa o Google acadêmico, de fontes secundárias, tais como Scielo, ibdfam e pepsic, todos os sites foram lidos em português. Os resultados do presente estudo mostram possíveis dificuldades de filhos de pais divorciados na elaboração das rupturas familiares. Compreendeu-se também que quando não acontece o esclarecimento aos filhos, os motivos do divórcio este processo pode acarretar problemas para os filhos, bem como se os pais não derem o suporte necessário para o filho. Assim conclui-se que a atuação do profissional de psicologia faz se relevante para auxiliar os filhos diante desse processo doloroso de ruptura conjugal dos pais, bem como terapeuticamente também pode auxiliar todos os membros da família para que ressignifiquem o novo contexto familiar.

Biografia do Autor

{$author}, Centro Universitário Braz Cubas

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Braz Cubas – Mogi das Cruzes.

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Graduação em Psicologia, Mestre em Psicologia Clinica, Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Braz Cubas – Mogi das Cruzes – SP – Brasil

{$author}, Centro Universitário Brazcubas
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Brasil(2011). Coordenador e Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes. Docente junto à Universidade do Grande ABC, UniABC, Santo André.
{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil (2016). Pesquisador do Comitê Paralímpico Brasileiro, Brasil. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Braz Cubas – Mogi das Cruzes.

Publicado
2019-06-04

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 > >>