A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UMA NOVA PROPOSTA PARA OS ESTUDOS DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

  • João Francisco Sarno Carvalho UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Leandro Cássio de Oliveira Docente do IFNMG-Campus Almenara
  • Carla Soares Godinho UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Pesquisa, Ciência, Tecnologia, Inovação

Resumo

A interdisciplinaridade se sustenta na atualidade como uma aposta epistemológica e metodológica que tem como objetivos quebrar paradigmas entre os conhecimentos, religar conhecimentos que se departamentalizaram, construir pontes que permitam o diálogo entre saberes e, de modo geral, contribuir para a proposição de soluções para os problemas e obstáculos que a pós-modernidade impõe para a atual sociedade. Diante desse cenário apresentado, esse artigo propõe uma discussão sobre a complexidade da construção de pesquisas científicas a partir do viés interdisciplinar. Esse diálogo é proposto e sustentado a partir do questionamento que indaga se a interdisciplinaridade é condição obrigatória para os estudos da ciência, tecnologia e inovação. Com o propósito de responder à pergunta problematizadora e galgar o objetivo proposto, realizou-se pesquisa bibliográfica em livros, teses, dissertações e artigos e um recorte a partir de uma observação participante em um fórum acadêmico organizado por um programa de pós-graduação, nível mestrado e doutorado, interdisciplinar. A partir dos dados coletados, elaboraram-se considerações que versam sobre o desafio de se fazer a interdisciplinaridade pelos docentes e pelos discentes e a importância da interdisciplinaridade para a compreensão do mundo contemporâneo e a realização de pesquisas na atualidade. Como considerações finais, entende-se que é necessário repensar os conceitos de departamentalização das ciências e os meios de se fazer pesquisas frente as necessidades que a sociedade pós-moderna e industrial impõe para os pesquisadores.

ABSTRACT

Interdisciplinarity is nowadays maintained as an epistemological and methodological tool whose objective is to break the paradigms between the knowledge, the religious principles that they play, the goals that separate the dialogue between the knowledge, and the general way, contribute to the proposition of solutions to the problems and situations that postmodernity imposes on the present society. Faced with an exhibited landscape, the article presents a discussion about the complexity of building a study project from the interdisciplinary. This dialogue is proposed and sustained from the questioning that is an interdisciplinarity is obligatory for the studies of science, technology and innovation. In order to answer the problematizing question and to reach the proposed objective, a bibliographical research was carried out in books, theses, dissertations and articles and a message from a participant observation in an academic forum organized by a postgraduate program, level masters and doctorates, interdisciplinary. From the collected data, an approach was elaborated that deal with the challenge of making an interdisciplinarity through the teachers and the students and the importance of the interdisciplinarity for the understanding of the world and the carrying out of researches in the present time. As the final things, the means of making themselves necessary are the concepts of withdrawal from the sciences and the means of becoming experienced in relation to the needs that postmodern and industrial society imposes on researchers.

Biografia do Autor

{$author}, Docente do IFNMG-Campus Almenara

Docente do IFNMG-Campus Almenara, Doutorando em Inovação Tecnológica (UFMG), mestre em Educação (UESB) e bacharel em Contabilidade (UFV). Membro do Grupo de Pesquisa Vale Inovar.  

{$author}, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Inovação Tecnológica (UFMG), mestre em Microbiologia (UFV) e bacharel em Ciências Biológicas (UNIMONTES). Membro do Grupo de Pesquisa Vale Inovar.

Publicado
2019-06-05