ESTUDO LUMINOTÉCNICO DE RODOVIA PARA ATENDIMENTO À NORMA BRASILEIRA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM TECNOLOGIA LED (LIGHT-EMITTING DIODE)

  • Wagner Luiz de Mello Centro Universitário Brazcubas
  • Bruno Augusto Vidal Centro Universitário Brazcubas
  • Antônio Carlos da Cunha Migliano Centro Universitário Brazcubas
Palavras-chave: Iluminação. LED, Eficiência Energética, Rodovia, NBR 5101:2018.

Resumo

RESUMO

A iluminação de vias e estradas é um fator relevante para a segurança rodoviária, por melhorar a visibilidade de motoristas e pedestres. E quando a iluminação é aplicada visando à eficiência energética, o vão entre postes é maximizado ao seu limite e consequentemente, minimizada a poluição luminosa. Com essas primícias, este trabalho apresenta um projeto de iluminação para um trecho de 2 quilômetros da rodovia SP-098 na cidade de Mogi das Cruzes, SP, com finalidade de melhorar o sistema existente, proporcionando uma iluminância média de 20 lux e 0,3 de fator de uniformidade por toda a extensão do trecho estudado. Na medição luximétrica in loco da infraestrutura existente, o trecho apresentou 13 lux de iluminância média, valor este abaixo do mínimo exigido pela norma brasileira regulamentadora de iluminação pública, a NBR 5101:2018, não garantindo segurança e visibilidade aos usuários. Portanto, estudou-se a redistribuição dos postes utilizando luminárias LED de alto fator de eficiência energética para regularização do mesmo. Utilizou-se um software específico que aplica o Método de Lumens para simulação dos efeitos luminotécnicos de campo, fornecendo dados confiáveis para validação do projeto. Como resultado, o projeto indicou que para garantir uma iluminância média mínima e fator de uniformidade de acordo com a NBR 5101:2018 é necessário redistribuir 50 postes de iluminação, com altura de instalação de 12 metros, vão entre postes de 40 metros, utilizando luminárias LED com fluxo luminoso mínimo de 26000 lumens e potência luminosa de aproximadamente 200 watts.

Palavras-chaves: Iluminação. LED. Eficiência Energética. Rodovia. NBR 5101:2018.

 

ABSTRACT

The road lighting is a relevant factor for safety as it improves visibility for drivers and pedestrians. And when lighting is applied for energy efficiency, the gap between poles is maximized to the limit, and consequently decreasing light pollution. With these concepts, this work presents a lighting project for a 2 km stretch of the SP-098 highway in the city of Mogi das Cruzes in São Paulo to improve the existing system, providing an average illumination minimum of 20 lux and 0.3 of uniformity factor throughout the length of the studied section. In the lighting measurement in loco of the existing system, the segment presented 13 lux of average illuminance, this value below the minimum required by the Brazilian regulation for public lighting, NBR 5101:2018, not guaranteeing safety and visibility to users. Therefore, the redistribution of the poles was studied using LED luminaires of high energy efficiency factor to regularize the same. We used specific software that applies the Lumens Method to simulate field lighting effects, providing reliable data for project validation. As a result, the project indicated that to ensure a minimum average illuminance and uniformity factor across the entire surface of the stretch according to NBR 5101:2018 it is necessary to redistribute 50 lighting posts, with installation height of 12 meters, gap between poles of 40 meters, use of LED luminaires with minimum luminous flux of 26.000 lumens and luminous power of approximately 200 watts.

Keywords: Lighting. LED. Highway. Energy Efficiency. NBR 5101:2018.

Biografia do Autor

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Coordenador e Professor do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Brazcubas

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Graduando em Engenharia Elétrica da Braz Cubas Educação.

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Professor Titular Doutor da Braz Cubas Educação e Pesquisador Titular Doutor do Instituto de Estudo Avançados, São José dos Campos, SP.

Publicado
2019-06-03