APROXIMAÇÕES TEÓRICAS ENTRE BUROCRACIA, TEORIA DA CONTINGÊNCIA E CONSTRUCIONISMO SOCIAL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir criticamente acerca do conceito de burocracia como cunhado por Max Weber, aproximando-o de três escolas teóricas dos estudos organizacionais: a teoria da contingência, a teoria pós-moderna, especialmente em sua variação feminista, e o construcionismo social. O conceito de burocracia é elucidado primeiro de acordo com a obra de Weber, com o fim de destacar alguns de seus traços fundamentais. Posteriormente, é apresentada uma leitura do conceito à luz das escolas teóricas mencionadas, buscando discutir sua validade para a teoria da administração contemporânea. Por fim, revisita-se o conceito de burocracia para melhor qualifica-lo como ferramenta analítica ainda relevante.
Publicado
2019-12-07
Como Citar
Gosling, I., & Brito, V. (2019, dezembro 7). APROXIMAÇÕES TEÓRICAS ENTRE BUROCRACIA, TEORIA DA CONTINGÊNCIA E CONSTRUCIONISMO SOCIAL. Diálogos Interdisciplinares, 8(6), 156-172. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/712
Seção
Ensaios
A Revista Diálogos Interdisciplinares reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Diálogos Interdisciplinares. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.