OS ESTUDOS COMPARADOS NO CAMPO CURRICULAR

O ESTADO DA ARTE DE PUBLICAÇÕES

  • Ibsen Perucci de Sena Instituto Federal de Brasília
  • Carla Tereza Pessoa da Rocha Dantas Universidade de Brasília
  • Juliana de Oliveira Freire Universidade de Brasília
  • Paulo Alves da Silva Universidade de Brasília
Palavras-chave: Currículo, Estudos Comparados, Educação

Resumo

Resumo

Este artigo realizou um levantamento de publicações que abordam o currículo como objeto de pesquisa em uma perspectiva comparada com o objetivo de descrever recentes contribuições dos Estudos Comparados para o campo do currículo. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica realizada em periódicos especializados no campo dos Estudos Comparados em Educação. A análise dos resultados foi realizada com base nos estudos de Schriewer (2018) e revelou que o campo do currículo sob o enfoque da Educação Comparada apresenta um terreno multifacetado, em grande parte descritivo, mas que permite a compreensão de diferentes formas de organização curricular nos sistemas de ensino por meio de categorias mais amplas, tais como: trabalho e sociedade, bem como de categorias mais específicas como: integração, interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.

Palavras-chave: Currículo. Estudos Comparados. Educação.

Abstract

This article has reviewed publications that approach the curriculum as a research object from a comparative perspective to describe recent contributions of Comparative Studies to the curriculum field. The methodology consisted of bibliographic research conducted in specialized journals in the field of Comparative Studies in Education. The analysis of the results was based on the studies by Schriewer (2018) and revealed that the field of the curriculum under the focus of Comparative Education presents a multifaceted, largely descriptive terrain, but allows the understanding of different forms of curriculum organization in the curriculum. education systems through broader categories such as work and society, as well as more specific categories such as integration, interdisciplinarity, and multidisciplinarity.

Keywords: Curriculum. Comparative Studies. Education.

 

Biografia do Autor

{$author}, Instituto Federal de Brasília

Mestre em Música, Instituto Federal de Brasília/DF, Brasil

{$author}, Universidade de Brasília

Mestre em Linguística, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, UF, Brasil\

{$author}, Universidade de Brasília

Mestre em Educação Física, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil.

{$author}, Universidade de Brasília

Mestre em Educação, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Publicado
2019-11-26