EVOLUÇÃO DO PAPEL FEMININO NO MUNDO CORPORATIVO

  • Júlia Avila de Souza Universidade de Mogi das Cruzes
  • Aline Belarmino Sampaio Universidade de Mogi das Cruzes
  • Joana D´Arc Dias da Costa Universidade Braz Cubas,
  • Carlos Roberto Cardoso Pontifícia Universidade Católica - São Paulo
  • Thábata D.A.S. Rugai Universidade de Mogi das Cruzes
  • Claudia Helena da Silva Universidade de Mogi das Cruzes
Palavras-chave: Desafios, Desenvolvimento, Desigualdade, Liderança, Mulheres empreendedoras

Resumo

Resumo

Este artigo aborda o papel da mulher no mundo corporativo. Segundo dados do IBGE (2018), as mulheres são aquelas que mais se especializam para o mercado de trabalho, com 23,5% das mulheres brancas e 10,4% das negras com ensino superior completo. O artigo, embasado em pesquisas bibliográficas de caráter qualitativo e exploratório, apresenta a evolução do papel feminino no mundo corporativo, mostrando as dificuldades enfrentadas pelas mulheres até alcançarem as posições que têm hoje; o trabalho também expõe que apesar de dados comprovarem que as mulheres estudam mais e são mais produtivas, no mercado de trabalho elas ainda são minoria, principalmente quando se fala de liderança. Por este motivo, foram selecionados grandes nomes do gênero para serem lembrados no decorrer do texto, como exemplo de mulheres de negócios e empreendedoras que obtiveram sucesso e respeito no mundo corporativo superando os obstáculos e trazendo uma nova visão de mundo corporativo.

 

Palavras-chave: Desafios. Desenvolvimento. Desigualdade. Liderança. Mulheres empreendedoras.

Abstract

This paper studies de role of women in corporate world. According to IBGE (2018) data, women are the ones that specialize for the labor market, with 23,5% of the white women and 10,4% of the black women with complete higher education. The article, based on qualitative and exploratory bibliographical research, present the evolution of feminine role in the corporate world showing the difficulties face by women until they achieve the positions they have today; the work also show that although data prove that women study more and are most productive, in the labor market they are still a minority, especially when it comes to leadership. For this reason, big gender names were selected to be remembered throughout the text as example of businesswomen and entrepreneurs who have achieved success and respect in the corporate world by overcoming obstacles and bringing a new vision of corporate world.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Estudante do curso de administração de empresas da Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil, 

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Bacharel em Administração de Empresas da Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil, 

{$author}, Universidade Braz Cubas,

Especialização em Metodologia do Ensino Superior Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes, SP, Brasil, 

{$author}, Pontifícia Universidade Católica - São Paulo

Mestre em Administração pela Universidade de Guarulhos e Mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP, Mogi das Cruzes, SP, Brasil

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestranda em Políticas Públicas, Universidade de Mogi das Cruzes, SP, Brasil

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestre em Políticas Públicas, Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil

Publicado
2019-12-03