AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ESTRESSE ENTRE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E DE CURSO PRÉ-VESTIBULAR

  • Murilo Kaíque de F. Pereira Universidade de Mogi das Cruzes
  • Paulo Henrique S. Santana Filho Universidade de Mogi das Cruzes
  • Vitor R. Santos Universidade de Mogi das Cruzes
Palavras-chave: Ensino Médio, Estudantes, Estresse, Vestibular

Resumo

Resumo

O ingresso nas universidades brasileiras dá-se por meio do vestibular sendo que para medicina é altamente competitivo. Alunos que nele fracassam estudam em cursos pré-vestibulares para direcionarem seus estudos. Foram avaliados 22 estudantes de curso pré-vestibular e 26 alunos do primeiro ano do ensino médio. Os estudantes responderam ao questionário elaborado pela psicóloga Marilda Lipp, a fim de medir o nível de estresse. Dos 22 vestibulandos avaliados, foi observado maior nível de estresse nas mulheres, o mesmo ocorreu em estudantes do ensino médio. Quanto ao tempo de pré-vestibular, 45,46% estão entre 1 a 3 anos de cursinho, mostrando que o tempo para alcançar o objetivo aumenta o nível de estresse. Além disso, notou-se maior nível estressor entre os alunos que almejam o curso de medicina. Logo, há necessidade de atenção psiquiátrica/psicológica a esses indivíduos. Outros estudos devem ser desenvolvidos para buscar uma forma de reduzir esse nível de estresse dos estudantes.

Palavras-chave: Ensino Médio. Estudantes. Estresse. Vestibular.

Abstract

The admission to Brazilian Universities is through an entrance examination mainly for medicine is highly competitive. Those who fail usually end up doing a college preparatory course to direct their studies for the exam. Thus, the year before the exams entrance take place, students may be lead to stress and anxiety, and in severe cases often leading to illness. The objective of this research is to contribute for a think about manifestations of stress. Twenty-two pre-college students and 26 first-year high school students were evaluated. The students answered the questionnaire prepared by the psychologist Marilda Lipp in order to measure the level of stress. Among the 22 students evaluated, a higher level of stress was observed in women, the same occurred in high school students. As for the time of study, 45.46% are between 1 and 3 years of school, showing that the time to reach the goal increases the level of stress. In addition, there was a higher level of stress among students who wanted to attend medical school. There is an urgent need for psychiatric/psychological attention to these candidates. Other studies must be carried out to find a way to decrease the level of stress.

Keywords: High School. Students. Stress. Entrance Exam.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Acadêmico de medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil.

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Acadêmico de medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil.

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Acadêmico de medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil.

Publicado
2019-12-03