MARKETING DIGITAL

ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA AS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS DO E-COMMERCE

  • Luiz Carlos Santos Pereira
  • Júlia Recieri Universidade de Mogi das Cruzes
  • Matheus Guimarães
  • Talita Carolina Dumont
  • Heber de Godoi Carvalho Universidade Cruzeiro do Sul
  • José Augustinho Dias Universidade de Mogi das Cruzes
Palavras-chave: Marketing digital, estratégia competitiva, e-commerce, operações logísticas

Resumo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o marketing digital como estratégia competitiva para organizações de pequeno porte, analisar sua importância e influência no âmbito das operações logísticas e apresentar soluções simples para a resolução de problemas do cotidiano. Para alcançar estes objetivos, serão utilizados referenciais teóricos que abrangem estratégia empresarial, marketing digital, além de experiências práticas de operações logísticas no e-commerce, relacionando-se à conceituação teórica a prática empresarial. A otimização dos resultados por meio da oferta inteligente, tanto no âmbito logístico quanto no financeiro, consequente da aplicação do marketing digital atrelado à estratégia empresarial, demonstra a sua relevância e garante visíveis transformações em seus processos e investimentos. Com o marketing digital, é possível alcançar grandes públicos mesmo com pequenos investimentos por conta do fácil acesso à informação e às novidades do mercado disponíveis em tempo real na rede. Sendo assim, a empresa garante sempre rápido contato com o seu consumidor, sempre de maneira bastante interativa, e permite-se estar à frente de seus concorrentes. Já no âmbito logístico, o planejamento a curto, médio e longo prazo torna-se essencial, tendo como base os conhecimentos conquistados através deste novo conceito de marketing, torna-se possível conhecer sua demanda e, consequentemente, controlar os seus estoques com maior segurança e aprimorar seus produtos e serviços de acordo os interesses e necessidades da mesma. A prática aplicada no meio empresarial mostra que o sucesso é o resultado do equilíbrio entre a logística e o marketing, a dosagem certa de planejamento e o uso inteligente das informações disponíveis.

Palavras Chaves: Marketing digital; estratégia competitiva; e-commerce; operações logísticas; planejamento.

 

Abstract

This article aims to present digital marketing as a competitive strategy for small organizations, to analyze their importance and influence in the scope of logistics operations and to present simple solutions to solve daily problems. To achieve these objectives, theoretical references will be used, covering business strategy, digital marketing, as well as practical experiences of logistics operations in e-commerce, relating to the theoretical conceptualization and business practice. The optimization of the results through the intelligent offer, both logistically and financially, resulting from the application of digital marketing linked to business strategy, demonstrates its relevance and guarantees visible transformations in its processes and investments. With digital marketing, it is possible to reach large audiences even with small investments because of the easy access to information and the market news available in real time on the network. Therefore, the company always ensures fast contact with its consumer, always in a very interactive way, and allows itself to be ahead of its competitors. In terms of logistics, short, medium and long-term planning becomes essential, based on the knowledge gained through this new concept of marketing, it becomes possible to know its demand and, consequently, to control its stocks with greater security and improve their products and services according to their interests and needs. Business practice shows that success is the result of a balance between logistics and marketing, the right amount of planning, and the intelligent use of available information.

Keywords: Digital marketing; competitive strategy; e-commerce; logistics operations; planning.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Santos Pereira

Tecnólogo em Logística. Universidade de Mogi das Cruzes.

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Tecnóloga em Logística. Universidade de Mogi das Cruzes.

Matheus Guimarães

Tecnólogo em Logística. Universidade de Mogi das Cruzes.

Talita Carolina Dumont

Tecnóloga em Logística. Universidade de Mogi das Cruzes.

{$author}, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul, Especialista em Supply Chain Management, pela Universidade Cruzeiro do Sul, Graduado em Logística com Ênfase em Transportes pela Faculdade de Tecnologia da Zona Leste. Docente na Universidade Cruzeiro do Sul no MBA em Supply Chain e na Universidade de Mogi das Cruzes. Link Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1185-8761. Endereço Lattes: http://lattes.cnpq.br/1318796488015249

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Graduado em Tecnologia da Qualidade pela Universidade Braz Cubas (UBC), Especialização em Gestão de Negócios e sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Meio ambiente, Segurança e Saúde ocupacional ambos pela UBC. Docente da Universidade de Mogi das Cruzes. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1417574900319225.

Publicado
2019-12-03

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