Livro didático e a importância da linguagem no processo de ensino e aprendizagem da EAD

  • Adrielly Camila de Oliveira Rodrigues Vital Universidade Braz Cubas
Palavras-chave: Educação a distância, livro-didático, linguagem.

Resumo

Resumo

O presente artigo teve como objetivo apresentar e discutir a importância dalinguagem verbal e visual nos livros didáticos elaborados para a educação adistância. Para embasar este trabalho, foram utilizadas as pesquisasbibliográfica e documental, além da aplicação de um questionáriosemiestruturado, para investigar os conceitos teóricos e as ferramentasestratégicas dessa modalidade educacional que contribuem para promover umprocesso de ensino-aprendizagem eficaz. Constatou-se, por meio daspesquisas aqui apresentadas, que se utilizadas de forma adequada, alinguagem tanto escrita quanto gráfica no livro didático podem enriquecer ocontexto da aprendizagem. Conclui-se que o livro didático na EaD, apesar deter sofrido poucas modificações em relação aos temas ensinados, evoluiuquando o assunto é a abordagem. Neste âmbito, para melhorar os resultadoseducacionais, vários profissionais da área editorial e profissionais da educaçãoprecisam investir numa comunicação mediada por uma linguagem dialógica,objetiva e concisa, para que o aluno consiga compreender, analisar e refletir oassunto apresentado de forma mais precisa e atraente.

Abstract

This article aims to present and discuss the importance of verbal and visuallanguage in textbooks designed for distance education. To support this work,the bibliographic and documentary research methodologies were used inaddition to the application of a semi-structured questionnaire to investigate thetheoretical concepts and the strategic tools that educational modality thatcontribute to promote a process of effective teaching and learning. It was foundthrough the research presented here, which if used appropriately, to bothwritten and graphical in textbook language can enrich the learning context. Weconclude that the textbook in distance education, despite having suffered fewmodifications compared to subjects taught, evolved when it comes to approach.In this context, to improve educational outcomes, several area professionalseditorial and educational professionals need to invest in a dialogical mediatedobjective and concise language so that the student can understand, analyzeand communicate the subject matter presented reflect more accurately andattractive.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Braz Cubas
Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Braz Cubas, pós-graduadaem Marketing e Propaganda pela Universidade São Judas Tadeu, Revisora de texto naUniversidade Braz Cubas.
Publicado
2015-05-06
Seção
Artigos