A importância do marketing pessoal em processos de recrutamento e seleção e do marketing de relacionamento para a qualificação profissional

  • Eliane da Silva Baptistelli dos Santos Universidade Braz Cubas
  • Jéssica da Silva dos Santos Universidade Braz Cubas
  • Jussara Aparecida Machado
Palavras-chave: Marketing Pessoal, Marketing de Relacionamento, Diferencial Competitivo, Interação, Recrutamento e Seleção.

Resumo

Resumo

Esta  pesquisa  propõe  analisar  as  implicações  do  Marketing Pessoal  no processo  de  Recrutamento  &  Seleção  (R&S)  nas organizações,  estudos  sobre  como recrutadores  identificam  condições  de  qualificação  de  profissionais  em  processo  de seleção,  na  atualidade.  A  metodologia  utilizada  contemplou  a  revisão  bibliográfica  e descritiva,  considerando  a  abordagem  qualitativa  dos  resultados  em  processos  de Recrutamento  &  Seleção  em  relação  aos  princípios  do  Marketing  Pessoal  e  de Relacionamento, nesse contexto, a análise de mecanismos de seleção pelos Recursos Humanos  se  dá  através  do  Marketing  pessoal  em  relação  com  o  Marketing  de Relacionamento,  privilegiando  na  triagem  traços  de  interatividade,  habilidades  para relações  interpessoais,  iniciativa,  autonomia,  atuação  sob  pressão,  rapidez  nas decisões,  trabalhar  em  equipe,  olhar  sistêmico  sobre  fenômenos  como  indícios  de qualificação desejável e de provável tendência para comprometimento profissional no enfrentamento  das  complexidades  que  envolvem  competências  profissionais  em tempos de mercado global. A pesquisa identificou que as práticas de seleção centradas nos  mecanismos  de  resposta  e  perfil  de  candidatos  sob  os  princípios  do  Marketing Pessoal  e  Marketing  de  Relacionamento  propiciam  escolhas  precisas  sobre comportamento e atitudes profissionais. Conclui­se a importância do Marketing Pessoal na  capitalização  de  recursos  humanos  em  interface  com  o  Marketing  de Relacionamento para a percepção de níveis de aptidão para a área profissional, como também pessoal o que representa um valor intangível considerável.

Abstract

This research aims to analyze the implications of Personal Marketing in the process of Recruitment & Selection ( R & S ) in organizations , studies on how recruiters identify  conditions  of  professional  qualification  in  the  selection  process  ,  today.  The methodology  included  a  literature  review  and  descriptive,  qualitative  approach  to considering  the  results  in  the  process  of  Recruitment  &  Selection  in  Relation  to  the principles  of  Personal  and  Relationship  Marketing,  in  this  context,  the  analysis  of selection mechanisms for Human Resources is through the Marketing staff in relation to relationship Marketing, focusing on screening traces of interactivity, interpersonal skills , initiative,  autonomy,  performance  under  pressure,  speed  of  decisions,  teamwork, systemic look at phenomena as evidence of qualification desirable and probable trend to professional commitment in addressing the complexities involving professional skills in times  of  global  market.  The  research  identified  that  selection  practices  focused  on mechanisms of response and candidates under the principles of Personal Marketing and Relationship Marketing profile provide accurate choices about professional behavior and attitudes.  In  conclusion  the  importance  of  Personal  Marketing  capitalization  of  human resources interface with Relationship Marketing for the perception of levels of fitness to professional area, as well as personnel representing a considerable intangible value.

 

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Braz Cubas
Aluna do curso de Gestão Estratégica de Pessoas, graduada em Recursos Humanos pela Universidade Braz Cubas.
{$author}, Universidade Braz Cubas
Aluna  do  curso  de  Gestão  Estratégica  de  Pessoas, graduada em  Administração  de  Empresas  pela Universidade Mogi das Cruzes.
Jussara Aparecida Machado
Aluna  do  Curso  Gestão  Estratégica  de  Pessoa,  graduada em Logistica  pela  Universidade  Mogi  das Cruzes.
Publicado
2015-05-06
Seção
Artigos