JOGO ELIGERE NATURALIS

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE – UM ESTUDO DE CASO

  • Douglas V. de Oliveira Universidade de Mogi das Cruzes
  • Maria S. C. Morini Universidade de Mogi das Cruzes
  • Luci Mendes de Melo Bonini Universidade de Mogi das Cruzes
  • Diego P. da Silva Universidade de Mogi das Cruzes
  • Silvia Martini Universidade de Mogi das Cruzes
  • Marcia A. S. Bissaco Universidade de Mogi das Cruzes
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em jogos, Conservação ambiental, Biodiversidade, Florestas brasileiras, Serra do Itapeti

Resumo

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever a criação de um método de ensino baseado em jogo do estilo RPG que possa combinar história, cultura, patrimônio de paisagens naturais e meio ambiente para engajar crianças e adolescentes quanto a conservação do meio ambiente, especialmente aqueles que vivem em cidades ao redor da Serra de Itapeti, no estado de São Paulo, Brasil. Especialistas, educadores ambientais, desenvolvedor de histórias e jogos, usuários e 24 voluntários foram convidados para avaliar o jogo através de questionários. Os resultados sugerem que a criação desse jogo foi focada em alguns eventos históricos, personagens que auxiliaram ou destruíram o meio ambiente dessa serra e jogadores que estarão atentos para cuidar do meio ambiente em sua volta. A conclusão leva ao ponto que profissionais, professores, crianças, adolescentes e jovens adultos que vivem em Mogi das Cruzes e em sua vizinhança, deveria avaliar o jogo.

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em jogos, Conservação ambiental, Biodiversidade, Florestas brasileiras, Serra do Itapeti


Abstract

The purpose of this study is to describe the creation of an RPG game-based learning that can combine history, culture, natural landscapes heritage and environment to engage children and teenagers to awaken about the conservation of environment, especially those who lives in the cities surrounding Itapeti Mountains, in São Paulo state, Brazil. Experts, environmental educators, history and game development, users and 24 volunteers were asked to evaluate the game through questionnaires. The results suggest that the creation of this game was focused on some historical events, characters that supported or destroyed the environment of these mountains and players who will be attentive to take care of the surrounding environment. The conclusions lead to the point that professionals, teachers, children, teenagers and young adults that live in Mogi das Cruzes and in neighborhoods, should evaluate the game.

Key words: Game-based learning, Environmental conservation, Biodivesity, Brazilian forests, Itapeti Mountains

Biografia do Autor

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Bacharel em Sistemas de Informação, Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Pós-Doutor em Ciências Biológicas, Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil, 

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Professora do Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, atualmente pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (NCSA).

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestre em Engenharia Biomédica, Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil, e-mail

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutora em Engenharia Elétrica, Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutora em Física Aplicada, Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil

Publicado
2019-12-12

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