Educação em Saúde: conhecimentos, atividades, dificuldades e possibilidades

  • Luciene Aparecida dos Santos Cardoso Universidade Braz Cubas
Palavras-chave: educação em saúde, ensino, equipe de enfermagem

Resumo

Resumo

Trata­se  de  um  estudo  que  realizou  um  levantamento  integrativo  da  produção cientifica em enfermagem da literatura nacional referente a educação em saúde com o objetivo de investigar o contexto em que se deram e conhecer o conteúdo das publicações acerca do desenvolvimento  da  Educação  em  Saúde  com  a  equipe  de  Enfermagem  em  relação  às dificuldades  de  realização  e  possibilidades  de  aprimoramento.  Foram  analisados  artigos periódicos encontrados na consulta às bases de dados LILACS, SciELO, e BDENF. Do total de publicações encontradas, entre os anos de 2004 a 2015, foram selecionados 10 estudos para constituir a pesquisa. Os resultados encontrados proporcionaram a formação e discussão das categorias: “Praticas Educativas aos Trabalhadores de Saúde”, “Dificuldades e Possibilidadesda Educação Permanente com a Equipe de Enfermagem”, “Percepção da EducaçãoPermanente, Continuada e em Serviço para Enfermeiros de um Hospital de Ensino” e“Percepção dos Enfermeiros da Atenção Básica em Educação em Saúde”. Conclui ­se  há dificuldade  pela  maioria  das  equipes  de  enfermagem  em  diferenciar  os  termos  educação permanente, continuada e em serviço, sem uma breve explanação e reflexão sobre o assunto. Identifiquei  que  a  maioria  das  ações  educativas  estão  voltadas  apenas  nas  falhas  dos procedimentos técnicos de enfermagem, para que não criem vícios na execução das mesmas, além de uniformizar condutas em todas unidades e períodos.

Abstract

This  is  a  study  which  conducted  a  survey  of  integrative  scientific  production  in nursing of the national literature on health education in order to investigate the context in which they  gave  and  discover  the  content  of  publishing  on  Health  Education  of  development  with Nursing staff at the difficulties of implementation and improvement opportunities. Were analyzed journal  articles  found  in  the  query  to  databases  LILACS,  SciELO  and  BDENF.  Of  the publications found, between the years 2004­2015, were selected 10 studies to form the search. The  results  provided  the  creation  and  discussion  of  the  categories:  "Practice  Education  for Health  Workers",  "Difficulties  and  Possibilities  of  Continuing  Education  with  Nursing  Team," "Perception of Continuing Education, Continuing and Nurses Service for a Hospital education "and" Care of Nurses Perception of Primary Education in Health ". We conclude it is difficult for most  nursing  teams  in  differentiating  the  terms  permanent  education,  continuous,  in  service without  a  brief  explanation  and  reflection  on  the  subject.  Identified  that  most  educational activities are focused only on the failures of the technical nursing procedures that do not create addictions policy implementation, as well as to standardize the practices in all units and periods.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Braz Cubas
Graduada em Enfermagem pela  Faculdades Integradas Teresa D’Ávila  (FATEA), Docente em Enfermagem  pelo  Colégio Técnico  Rosa  Mariyn  (Mogi  das  Cruzes/SP). Contato: enf.lucienecardoso@gmail.com
Publicado
2015-05-06
Seção
Artigos