A IMPORTANCIA DE UM PROJETO SOCIAL RECREATIVO NA INFÂNCIA

  • Ana Carolina Tognoli Marino Universidade de Mogi das Cruzes
  • Loara Cézar Diniz dos Santos Universidade de Mogi das Cruzes
  • Marcela Cézar Diniz dos Santos Universidade de Mogi das Cruzes
  • Tatiana Cristina Cordeiro Celegatti Universidade de Mogi das Cruzes
  • Wagner Alves de Souza Judice Universidade de Mogi das Cruzes
  • Rita de Cássia Cézar de Carvalho Creche Escola Criança Feliz, Aparecida, SP, Brasil
Palavras-chave: Projetos Sociais, Recreação Infantil, Desenvolvimento Infantil, Segurança Infantil

Resumo

RESUMO: Projetos sociais recreativos baseiam-se em concepções que valorizam a importância do brincar no desenvolvimento infantil oferecendo melhoria na qualidade de vida das crianças e tirando-as do perigo de seu ambiente diário. Analisamos os benefícios sociais, saúde mental e educacional. Avaliamos 200 questionários de crianças de 4-5 anos (100 participantes e 100 não participantes de projetos), e a percepção dos pais sobre os projetos. Verificamos que 96% das crianças participantes apresentaram maior desenvolvimento educacional, 97% se mostraram mais atentas às atividades propostas, desenvolveram as habilidades de brincar e reinventar brincadeiras, apresentando entusiasmo e felicidade no decorrer do ano. Entre os pais, 98% se sentiram mais tranquilos e despreocupados pela percepção do desenvolvimento infantil com maior aprendizagem e segurança dos filhos nestes projetos.

 

Palavras Chave: Projetos Sociais. Recreação Infantil. Desenvolvimento Infantil. Segurança Infantil.


ABSTRACT: Recreational social projects are based on conceptions that value the importance of playing in children's development, offering improvement in the quality of life of the children and taking them out of the danger of their daily environment. We analyze the social benefits, mental and educational health. We evaluated 200 questionnaires of 4-5 year old children (100 participants and 100 nonparticipants), and the parents' perception of the projects. We observed that 96% of the participating children showed greater educational development, 97% became more attentive to the proposed activities, they developed the abilities to play and reinvent jokes, showing enthusiasm and happiness throughout the year. Among parents, 98% felt more relaxed and unconcerned about the perception of child development with greater learning and child safety in these projects.

Keywords: Social Projects. Child Recreation. Child Development. Child Safety.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

{$author}, Universidade de Mogi das Cruzes

Professor do Centro Interdisciplinar de Investigação Bioquímica e Professor da Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP, Brasil.

Publicado
2019-12-18