Considerações Psicossociais e Neurovisuais sobre a Inclusão do deficiente Visual no Ambiente Escolar

  • Leandro David Ortiz Rhein Universidade Braz Cubas
  • Rosa Maria Zantedeschi Berzghal Universidade Braz Cubas, SP.
  • Izildinha de Barros Campelo Bouéres Universidade Braz Cubas, SP.
Palavras-chave: deficiência visual, inclusão escolar

Resumo

Resumo

A intenção deste estudo é analisar as consequências psicossociais e neurovisuaisacerca da inclusão do deficiente visual na escola pública brasileira. O intuito desteestudo é analisar o processo de inclusão do deficiente no ensino regular, bem comoa repercussão do não preparo docente acerca do conhecimento dos diferentes grausde deficiência visual; bem como das adaptações não ópticas na prática pedagógica.Foi realizado um levantamento bibliográfico em livros, internet e periódicos. Opreparo adequado dos docentes leva a importância de ressaltar a prevenção, e depromover a união dos profissionais da área, para uma maior sociabilidade doconhecimento e dos diversos cuidados. Os profissionais da educação devem realizaruniões com profissionais da área visual para que as crianças sejam orientadasdesde cedo. Evitando assim o aumento da repetência nas escolas.

Abstract

The intent of this study is to analyse the psychosocial and neurovisualconsequences on the visual handicapped inclusion in the Brazilian public school.The purpose of this study is to analyze the process of inclusion of the disabled inmainstream education, as well as the impact of non-teaching preparation on theknowledge of the different degrees of visual impairment; as well as non-opticaladaptations in pedagogical practice. The literature review was conducted in books,internet and periodicals. Proper preparation of teachers leads to emphasize theimportance of prevention, and to promote the union of professionals for greater socialnature of knowledge and the various care. The education personnel should promotethe knowledge exchange with professionals of visual area for children earlyorientation, it will allow them to avoid to repeat a grade in schools.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Braz Cubas
Coordenador de Pós-Graduação de Neuro-Optometria. Universidade Braz Cubas, SP.
{$author}, Universidade Braz Cubas, SP.
Docente do Curso de Pós-Graduação de Neuro-Optometria. Universidade Braz Cubas, SP.
{$author}, Universidade Braz Cubas, SP.
Coordenadora do Curso de Graduação em Tecnologia Óptica e Optometria. Universidade Braz Cubas, SP.
Publicado
2015-05-06
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##