POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A PEDAGOGIA HOSPITALAR:
ATENDIMENTO PEDAGÓGICO-EDUCACIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS NO MUNÍCIPIO DE TOMÉ-AÇU/PA
Resumo
O artigo apresenta os resultados sobre a pesquisa “Pedagogia Hospitalar: O Atendimento Pedagógico-Educacional para Crianças e Adolescentes Hospitalizados no Município de Tomé-Açu/PA”. Buscou investigar os motivos pelos quais a modalidade de ensino da Educação Especial: Classes Hospitalares e Atendimento Pedagógico Domiciliar não está sendo ofertada no município e discutir os princípios e características da pedagogia hospitalar e sua contribuição na garantia do direito da criança e adolescente hospitalizados à Educação. Os resultados indicam o desconhecimento por parte dos órgãos competentes, responsáveis por sua implantação. O fato é que a necessidade existe, e o meio de implantação do mesmo precisa ser disseminado, principalmente por sua importância e benefícios que proporcionam ao desenvolvimento humano e a atenção integral à saúde e educação.