O desafio das redes intersetoriais na materialização de politicas socioeducativas na cidade de Igarapé-Mirim/PA

Palavras-chave: Redes intersetoriais, Políticas públicas, Adolescentes em situação de liberdade assistida, socioeducação

Resumo

O estudo visa analisar os desafios encontrados pelas redes de apoio intersetorial para garantir os direitos a educação e serviços sociais a adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida no município de Igarapé-Miri/PA. Para tal buscamos compreender como ocorre a integração entre essas redes na criação de estratégias que visem a materialização dos direitos desses sujeitos. O método utilizado foi qualitativo com prevalência da pesquisa bibliográfica e de campo e os instrumentos de coleta de dados foram a observação e entrevista com roteiro de perguntas semi estruturadas. Os referenciais teóricos utilizados foram Muller e Surel, (2002), Masella (2014), Baratta, (2004), Gohn (2008) e etc. Nossos resultados apontam que na cidade de Igarapé-Miri/PA a questão da intersetorialidade entre Assistência e Educação não existe, o trabalho realizado ainda é no plano individual, e os contatos que ocorrem são feitos de maneira conflituosa. Contudo, vale ressaltar que a materialização dos direitos tem grande chance de torna-se realidade quando as políticas de governo forem substituídas por políticas sociais, e quando os atores sociais (Educação e Assistência) responsáveis pela prática de tais ações, assumirem compromissos na execução das mesmas, de forma planejada e intersetorial.

Biografia do Autor

Aline Santana Pureza Maciel

Mestranda em Políticas Públicas do Programa de Pós Graduação em Cidades Territórios e Identidades- PPGCITI da Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus de Abaetetuba/PA.

{$author}, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) com aprofundamento de estudos em Sociologia das Organizações Escolares na Universidade do Minho, em Portugal. Atualmente é Pesquisador e Docente Adjunto da Universidade Federal do Pará, do Instituto de Ciências da Educação, desenvolvendo suas atividades acadêmicas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Rural, do qual é o Líder Institucional, além de participar do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Estado e Educação na Amazônia (GESTAMAZON). Tem experiência na área de Gestão Educacional em unidades escolares e nos processos formativos em organizações sociais, realizando estudos sobre vivências em educação não-formal, educação do campo e educação em instituições prisionais, onde lidera uma Rede Interinstitucional de Apoio à Educação Prisional (REAPED) e um Projeto de Pesquisa em Educação Prisional no Estado do Pará.

{$author}, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. (2015) Professor do Programa de Pós-Graduação strito Sensu Interdisciplinar em Ciências Humanas Cidades, Territórios e Identidade da Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba.

Publicado
2020-05-23

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##