O desafio das redes intersetoriais na materialização de politicas socioeducativas na cidade de Igarapé-Mirim/PA
Resumo
O estudo visa analisar os desafios encontrados pelas redes de apoio intersetorial para garantir os direitos a educação e serviços sociais a adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida no município de Igarapé-Miri/PA. Para tal buscamos compreender como ocorre a integração entre essas redes na criação de estratégias que visem a materialização dos direitos desses sujeitos. O método utilizado foi qualitativo com prevalência da pesquisa bibliográfica e de campo e os instrumentos de coleta de dados foram a observação e entrevista com roteiro de perguntas semi estruturadas. Os referenciais teóricos utilizados foram Muller e Surel, (2002), Masella (2014), Baratta, (2004), Gohn (2008) e etc. Nossos resultados apontam que na cidade de Igarapé-Miri/PA a questão da intersetorialidade entre Assistência e Educação não existe, o trabalho realizado ainda é no plano individual, e os contatos que ocorrem são feitos de maneira conflituosa. Contudo, vale ressaltar que a materialização dos direitos tem grande chance de torna-se realidade quando as políticas de governo forem substituídas por políticas sociais, e quando os atores sociais (Educação e Assistência) responsáveis pela prática de tais ações, assumirem compromissos na execução das mesmas, de forma planejada e intersetorial.