Compra de smartphones por universitários:

um estudo em uma IES privada

  • Virgilio Réus Torquarto
  • Richard Medeiros Réus Torquato de Araújo UNIFACEX
  • Barbara Regina Lopes Costa
Palavras-chave: Compra de Smartphones, Comportamento de Compra, Decisão de Compra

Resumo

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de compra de smartphones por estudantes universitários, tendo como universo de partida 4.300 estudantes de uma IES privada. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário on-line, via Google Forms, composto de dois blocos de questões: o primeiro identificou o perfil sócio demográfico e o segundo, variáveis de comportamento de compra de smartphones. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes considera a qualidade como item de maior importância na hora da compra, mas declararam que o preço é um fator preponderante para a decisão de compra. A maioria afirma utilizar o smartphone como fonte de informação com os amigos, a família e colegas de trabalho. Conclui-se que a qualidade e o preço são dois dos principais pontos considerados no momento da compra. Além do convívio com a família, amigos e colegas terem significante influência nas decisões no processo de compra, devido à estreita e contínua interação entre eles.
Palavras-chave: Compra de Smartphones. Comportamento de Compra. Decisão de Compra.

Biografia do Autor

Virgilio Réus Torquarto

Especialista em Gestão de Neg´ócios pela UNIFACEX

Barbara Regina Lopes Costa

Doutora em Administração pela Universidad de la Empresa (UDE). Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Pós-graduada em Comunicação Empresarial e em Marketing. Publicitária e Administradora. Professora de Comunicação e Marketing na Faculdade Max Planck. Especialista em Regulação Externa da Universidade Positivo (UP)

 
Publicado
2020-05-23