O centro de atenção psicossocial (CAPS) como campo de atuação da pedagogia social
Resumo
A Pedagogia Social é uma ciência por possuir campo próprio de atuação e área própria de conhecimento: a Educação Social, que se faz ao longo de toda a vida, em todos os espaços e em todas as relações. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) consistem num campo fértil para a atuação da Pedagogia Social, considerando os serviços prestados em prol da comunidade, a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, ou dependentes de álcool e outras drogas. Este artigo intenta mostrar o funcionamento dos CAPS, sua importância no movimento da reforma psiquiátrica brasileira, e defender a presença do pedagogo no quadro de funcionários desses centros, com a mesma importância que as outras áreas ligadas à saúde física e mental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e o relato da experiência de uma das autoras deste artigo, que atua em um desses centros, como dinamizadora de oficinas. O estudo concluiu ser de extrema importância o pedagogo compor a equipe multidisciplinar dos CAPS por serem desenvolvidas nesses centros diversas atividades de cunho inclusivo, que exige um profissional detentor de conhecimentos e práticas adquiridos no campo da Pedagogia Social.
ABSTRACT
Social Pedagogy is a science because it has its own field of action and its own area of knowledge: Social Education, which takes place throughout life, in all spaces and in all relationships. The Psychosocial Care Centers (CAPS) are a fertile field for the performance of Social Pedagogy, considering the services provided for the community, to people with severe and persistent mental disorders, or dependent on alcohol and other drugs. This article aims to show the functioning of the CAPS, its importance in the Brazilian psychiatric reform movement, and to defend the presence of the pedagogue in the staff of these centers, with the same importance as the other areas related to physical and mental health. The methodology used was bibliographic research, and the account of the experience of one of the authors of this article, who works in one of these centers, as a facilitator of workshops. The study concluded that it is extremely important for the pedagogue to compose the multidisciplinary team of the CAPS, as there are several activities of an inclusive nature in these centers, which require a professional with knowledge and practices acquired in the field of Social Pedagogy.
KEYWORDS: Social Pedagogy. Social Education. Psychosocial Care Center (CAPS).