O centro de atenção psicossocial (CAPS) como campo de atuação da pedagogia social

  • Mariza da Gama Leite de Oliveira UNIRIO
  • Clarice Cintra Roig Elorza FAETERJ E CAPS TRÊS RIOS
Palavras-chave: Pedagogia Social., Educação Social., Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Resumo

A Pedagogia Social é uma ciência por possuir campo próprio de atuação e área própria de conhecimento: a Educação Social, que se faz ao longo de toda a vida, em todos os espaços e em todas as relações. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) consistem num campo fértil para a atuação da Pedagogia Social, considerando os serviços prestados em prol da comunidade, a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, ou dependentes de álcool e outras drogas. Este artigo intenta mostrar o funcionamento dos CAPS, sua importância no movimento da reforma psiquiátrica brasileira, e defender a presença do pedagogo no quadro de funcionários desses centros, com a mesma importância que as outras áreas ligadas à saúde física e mental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e o relato da experiência de uma das autoras deste artigo, que atua em um desses centros, como dinamizadora de oficinas. O estudo concluiu ser de extrema importância o pedagogo compor a equipe multidisciplinar dos CAPS por serem desenvolvidas nesses centros diversas atividades de cunho inclusivo, que exige um profissional detentor de conhecimentos e práticas adquiridos no campo da Pedagogia Social.

ABSTRACT

Social Pedagogy is a science because it has its own field of action and its own area of ​​knowledge: Social Education, which takes place throughout life, in all spaces and in all relationships. The Psychosocial Care Centers (CAPS) are a fertile field for the performance of Social Pedagogy, considering the services provided for the community, to people with severe and persistent mental disorders, or dependent on alcohol and other drugs. This article aims to show the functioning of the CAPS, its importance in the Brazilian psychiatric reform movement, and to defend the presence of the pedagogue in the staff of these centers, with the same importance as the other areas related to physical and mental health. The methodology used was bibliographic research, and the account of the experience of one of the authors of this article, who works in one of these centers, as a facilitator of workshops. The study concluded that it is extremely important for the pedagogue to compose the multidisciplinary team of the CAPS, as there are several activities of an inclusive nature in these centers, which require a professional with knowledge and practices acquired in the field of Social Pedagogy.

KEYWORDS: Social Pedagogy. Social Education. Psychosocial Care Center (CAPS).

 

Biografia do Autor

{$author}, UNIRIO

Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(2015)
Professor Especialista Classe I da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias , Brasil

{$author}, FAETERJ E CAPS TRÊS RIOS

Pedagoga. Pós-graduanda em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual. Atua como dinamizadora de oficinas no CAPS Três Rios (RJ), onde também desenvolve projeto de alfabetização com o público que frequenta a instituição. Integrante do grupo de pesquisa: “Escolarização: políticas públicas, práticas e história” (CNPq), coordenado pela prof. Dra. Mariza da Gama L. Oliveira.

Publicado
2020-05-23