A cultura visual na formação de futuros pedagogos

  • Marisa Vieira Queiroz Universidade Braz Cubas
  • Francisco Carlos Franco Universidade Braz Cubas
Palavras-chave: cultura visual, formação de professores, pedagogia.

Resumo

RESUMO

O presente artigo apresenta o resultado parcial de uma pesquisa sobre como a cultura visual é abordada naformação dos professores em um curso de Pedagogia de uma instituição privada de ensino superior da grandeSão Paulo. Participaram do estudo quinze estudantes do último semestre do curso, que utilizou entrevistascoletivas semiestruturadas com o intuito de identificar como os sujeitos contemplam a cultura visual em suaformação inicial. As entrevistas revelaram que os alunos valorizam a cultura visual e reconhecem suaimportância em seu processo formativo, mas consideram que o trabalho com a visualidade, apesar de serabordada em alguns momentos no curso, não atende às suas expectativas e não os prepara para sua atuaçãofutura como educadores.Palavras-chave: cultura visual; formação de professores; pedagogia.

ABSTRACT

This paper presents the partial results of a survey about how visual culture is addressed in the formation ofteachers in a pedagogy course of private institution of higher education in greater São Paulo. Participants werefifteen students from last semester, were used semi-structured group interviews in order to identify how subjectsinclude visual culture in their initial training. The interviews revealed that students value the visual culture andrecognize its importance in their training process, but consider that working with the visual, although addressedin some moments in the course, does not meet your expectations and does not prepare them for their future roleas educators.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Braz Cubas
Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação - Universidade Braz Cubas – Mogi das Cruzes, São Paulo.Professora de Arte da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo.
{$author}, Universidade Braz Cubas
Doutor em Educação: Psicologia da Educação –PUC – São Paulo. Professor de Cursos de Graduação e da Pós-Graduaçãona Universidade Braz Cubas – Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil.
Publicado
2015-05-07
Seção
Artigos