Contexto na Escola:

uma (educ)ação contextualizada

  • Francisca Daniela Lira Mota
  • Maria Wirma da Costa Nascimento
  • Jones Baroni Ferreira de Menezes UECE
Palavras-chave: Educação contextualizada, Semiárido, Escola

Resumo

Para atender as exigências dos documentos de ensino e efetivar o processo de aprendizagem nas escolas públicas, projetos que visam a melhoria do processo são desenvolvidos no ambiente escolar. O referido artigo objetiva apresentar as ações e construções do projeto Contexto: educação, gênero e emancipação, preconizado por ONGS e instituições não governamentais, que buscam disseminar valores e preceitos indispensáveis para a formação do ser pleno de seus deveres e direitos sociais, desenvolvido em uma escola de ensino fundamental do município de Novo Oriente/CE. O projeto ocorreu ao longo do ano de 2019, na referida instituição, o qual foi trabalhado através de temáticas ocorrentes na sociedade, no espaço escolar, familiar e social dos alunos - sempre utilizando metodologias ativas para a conscientização, conhecimento e articulação de soluções; e disseminação de atividades que contribuam para o crescimento pessoal e comunitário dos estudantes, bem como os demais participantes da esfera escolar. As temáticas abordadas nesse ano foram cultura de paz, com o lema comunicação não violenta no primeiro semestre de 2019 e igualdade de gênero, com o lema direitos da mulher para o bem viver no segundo semestre. Para articular as ações que foram realizadas ao longo dos dias letivos, realizou-se em sala, previamente à apresentação de cada tema aos discentes, um momento formativo para o corpo docente com profissionais das instituições envolvidas, no qual apresentou-se os conhecimentos sobre a temática e onde foram traçadas as atividades que seriam desenvolvidas em sala para o trabalhar com as temáticas, e a culminância ao finalizar das atividades no findar de cada semestre. Por fim, é observado o êxito alcançado durante o ano com o prosseguimento do projeto, no decorrer da explanação e detalhamento dos dois temas e seus desdobramentos em uma escola de ensino fundamental II no semiárido cearense.

 

Publicado
2020-05-23