SALA DE AULA DIGITAL E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:

PERSPECTIVAS FREIREANAS

Palavras-chave: Educação; Paulo Freire; Tecnologia.

Resumo

A era digital trouxe para os educadores a difícil tarefa de acompanhar o crescente avanço das ferramentas tecnológicas, e adequá-las ao ensino tornou-se uma necessidade fundamental para a realização do processo de ensino-aprendizagem. Para superar os desafios impostos pela crescente evolução digital, é imprescindível que os profissionais da área educacional estejam atentos às inovações tecnológicas, adaptando o modelo tradicional de ensino ao mundo virtual, conectando a escola ao século XXI. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo é fazer uma reflexão acerca da aplicação dessas inovações tecnológicas na perspectiva de uma educação dialógica e transformadora. A investigação é de cunho qualitativo, de caráter descritivo, elegendo como procedimento investigativo o estudo bibliográfico, no qual foram feitas considerações sobre os principais benefícios de se incorporar os recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica a serviço de uma educação moderna e de qualidade, fazendo uma reflexão sobre a abordagem pedagógica que Paulo Freire dava à aplicação dos recursos digitais em sala de aula e como de fato incorporar essas tecnologias no ambiente escolar. Constatamos que Freire reconhecia que as ferramentas tecnológicas seriam uma forma de aprimorar as práticas pedagógicas, entretanto, mantinha um olhar crítico sobre os novos métodos de construção do conhecimento, alertando para o uso indiscriminado da tecnologia, que poderia se converter em um instrumento de dominação das classes menos favorecidas.  É importante ressaltar que, não se pode negar, porém, a influência que a tecnologia exerce sobre o aprendizado dos educandos e a escola pode usar essa influência a favor da educação, incentivando o desenvolvimento de novas habilidades e assumindo a responsabilidade social de democratizar o acesso a essas ferramentas, permitindo, assim, que todos tenham a chance de participar da construção e/ou produção do conhecimento, conforme o pensamento de Paulo Freire.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutora pela Universidade do Porto - Portugal, sob supervisão da Professora Catedrática Carlinda Leite (2019). Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Associada II do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB. É Coordenadora de Tutoria dos cursos de Pedagogia e Letras-Inglês EaD da Superintendência de Educação a Distância da UFPB. É filiada à Entidade Nacional de Pesquisa - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Avaliadora ad doc de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Pedagogia (BASis/INEP/MEC). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior- GAES-CNPq, que abarca investigações do campo na área de avaliação da educação superior, perpassado pelas políticas públicas, gestão e práticas educativas e participa da comunidade de prática de investigação - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal), sob a liderança da Professora Dra. Carlinda Leite - link: https://www.fpce.up.pt/cafte/index.html. Integrou a Comissão de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), Área de Educação-2019, na CAPES, em Brasília/DF. Foi Coordenadora Pró-tempore e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB. Foi Coordenadora Pró-tempore do curso de Pedagogia EaD da UAB-UFPB. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação superior (SINAES), estudos e pesquisas em políticas educacionais relativas às questões de avaliação e políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais. Trabalha ainda, com a temática educação a distância com foco na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na perspectiva de política pública de formação e capacitação docente e/ou discente. Coordenou vários projetos de pesquisa, individuais e em equipe, financiados pelo CNPq, CAPES e FACEPE. Suas pesquisas recentes têm focado o sistema de avaliação do ensino superior, planejamento educacional e EaD.

{$author}, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB -2019). Auditora Interna da Universidade Federal da Paraíba.

{$author}, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB -2018). Servidor técnico-administrativo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lotado no Centro de Educação (CE).

Publicado
2020-06-04