SALA DE AULA DIGITAL E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
PERSPECTIVAS FREIREANAS
Resumo
A era digital trouxe para os educadores a difícil tarefa de acompanhar o crescente avanço das ferramentas tecnológicas, e adequá-las ao ensino tornou-se uma necessidade fundamental para a realização do processo de ensino-aprendizagem. Para superar os desafios impostos pela crescente evolução digital, é imprescindível que os profissionais da área educacional estejam atentos às inovações tecnológicas, adaptando o modelo tradicional de ensino ao mundo virtual, conectando a escola ao século XXI. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo é fazer uma reflexão acerca da aplicação dessas inovações tecnológicas na perspectiva de uma educação dialógica e transformadora. A investigação é de cunho qualitativo, de caráter descritivo, elegendo como procedimento investigativo o estudo bibliográfico, no qual foram feitas considerações sobre os principais benefícios de se incorporar os recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica a serviço de uma educação moderna e de qualidade, fazendo uma reflexão sobre a abordagem pedagógica que Paulo Freire dava à aplicação dos recursos digitais em sala de aula e como de fato incorporar essas tecnologias no ambiente escolar. Constatamos que Freire reconhecia que as ferramentas tecnológicas seriam uma forma de aprimorar as práticas pedagógicas, entretanto, mantinha um olhar crítico sobre os novos métodos de construção do conhecimento, alertando para o uso indiscriminado da tecnologia, que poderia se converter em um instrumento de dominação das classes menos favorecidas. É importante ressaltar que, não se pode negar, porém, a influência que a tecnologia exerce sobre o aprendizado dos educandos e a escola pode usar essa influência a favor da educação, incentivando o desenvolvimento de novas habilidades e assumindo a responsabilidade social de democratizar o acesso a essas ferramentas, permitindo, assim, que todos tenham a chance de participar da construção e/ou produção do conhecimento, conforme o pensamento de Paulo Freire.