A QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS INTERNADAS EM AMBIENTE HOSPITALAR

  • Fabiola Hermes Chesani Universidade do Vale do Itajaí
  • Matheulli Guilherme Corrêa de Andrade Universidade do Vale do Itajaí
  • Carina Nunes Bossardi Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Marina Menezes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: Qualidade de vida, criança, hospital.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade de vida de crianças internadas em ambiente hospitalar. Este estudo foi pesquisa quantitativa realizada em um hospital pediátrico e público da região do Vale de Itajaí, Santa Catarina, Brasil. O instrumento de coleta foi a Escala de Avaliação da Qualidade de Vida (AUQEI),  que é um questionário baseado no ponto de vista da satisfação da criança, visualizada a partir de 4 figuras faces que exprimem diferentes estados emocionais ( muito feliz, feliz, infeliz e muito infeliz) que são associadas a diversos domínios da vida, através de 26 questões que exploram relações familiares, sociais, atividades, saúde, funções corporais e separação.   Dentre as 26 questões, 18 compõem as quatro dimensões do instrumento: autonomia, lazer, funções e família. Participaram 103 crianças, sendo 55,3% do sexo masculino e 44,7% do sexo feminino, a idade variou entre 4 e 12 anos. O escore geral obtido foi 54,66, em termos gerais, como feliz. Apenas doze crianças apresentaram qualidade de vida negativas. Os resultados indicaram que as crianças tendem a sentir-se muito feliz em relação ao lazer e feliz nas dimensões família, funções e autonomia, sendo a dimensão família a de maior média. Não foram evidenciadas diferenças estatisticamente significativas entre os índices de qualidade de vida apresentados pelas crianças do sexo feminino e masculino, bem como em função da idade das crianças e da clínica médica ou cirúrgica. O estudo indicou bons escores de qualidade de vida boa das crianças internadas no ambiente hospitalar.

Biografia do Autor

Fabiola Hermes Chesani, Universidade do Vale do Itajaí

Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) professora doutora do curso de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho, Curso de Fisioterapia. Itajaí – Santa Catarina.

Matheulli Guilherme Corrêa de Andrade, Universidade do Vale do Itajaí

Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) egresso do curso de Fisioterapia. Itajaí – Santa Catarina.

Carina Nunes Bossardi, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) professora doutora do curso de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho, Mestrado em Psicologia, Curso de Psicologia.Itajaí – Santa Catarina.

Marina Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) professora doutora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina no Curso de Psicologia e Pós -Graduação em Psicologia. Florianópolis-Santa Catarina.

Publicado
2021-10-18
Como Citar
Chesani, F. H., Andrade, M. G. C. de, Bossardi, C. N., & Menezes, M. (2021). A QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS INTERNADAS EM AMBIENTE HOSPITALAR. Diálogos Interdisciplinares, 10(1). Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/971