A Influência dos Valores de Schwartz no Engajamento em Campanhas de Doação de Agasalhos
:Desenvolvimento e Validação de uma Escala
Resumo
Este estudo propôs o desenvolvimento e a adaptação de uma escala de valores formativos de engajamento. Conhecendo-se os valores de uma pessoa pode-se prever como ela se comportará em determinadas situações e como impulsionar o envolvimento do indivíduo. Para testar a escala desenvolvida foi utilizado o contexto de doação de agasalhos e cobertores. Metodologicamente, dividido em: 1ª Fase qualitativa (n = 50) investiga os principais elementos de engajamento, por meio de análise de conteúdo, subisidiando um instrumento de pesquisa composto por 35 itens de verificação; 2ª Fase quantitativa (n = 256) por meio da fatorial exploratória (AFE), variância média extraída (AVE) e fatorial confirmatória (AFC) reduziram a escala de engajamento para 21 itens e 4 construtos, Experiência, Ação, Divulgação e Estratégia. A 3ª Fase quantitativa (n = 224) utiliza a escala proposta relacionando-a com o Portrait Values Questionnaire (PVQ_21), escala de Valores de Schwartz (2005), constituída por 21 itens, que refletem 10 valores. Concluiu-se após explicar as covariâncias, as correlações entre as variáveis e a redução por meio da analise fatorial de componentes principais, que as dimensões de engajamento e de valores motivacionais revelam índices satisfatórios de validade e confiabilidade, sugerindo sua utilização em campanhas que buscam ampliar o engajamento voluntário.