A Influência dos Valores de Schwartz no Engajamento em Campanhas de Doação de Agasalhos

:Desenvolvimento e Validação de uma Escala

  • Ítalo Brener de Carvalho
  • Danielle Carolina de Queiroz
  • Marlusa de Sevilha Gosling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kelly Cristine de Oliveira Meira

Resumo

Este estudo propôs o desenvolvimento e a adaptação de uma escala de valores formativos de engajamento. Conhecendo-se os valores de uma pessoa pode-se prever como ela se comportará em determinadas situações e como impulsionar o envolvimento do indivíduo. Para testar a escala desenvolvida foi utilizado o contexto de doação de agasalhos e cobertores. Metodologicamente, dividido em: 1ª Fase qualitativa (n = 50) investiga os principais elementos de engajamento, por meio de análise de conteúdo, subisidiando um instrumento de pesquisa composto por 35 itens de verificação; 2ª Fase quantitativa (n = 256) por meio da fatorial exploratória (AFE), variância média extraída (AVE) e fatorial confirmatória (AFC) reduziram a escala de engajamento para 21 itens e 4 construtos, Experiência, Ação, Divulgação e Estratégia. A 3ª Fase quantitativa (n = 224) utiliza a escala proposta relacionando-a com o Portrait Values Questionnaire (PVQ_21), escala de Valores de Schwartz (2005), constituída por 21 itens, que refletem 10 valores. Concluiu-se após explicar as covariâncias, as correlações entre as variáveis e a redução por meio da analise fatorial de componentes principais, que as dimensões de engajamento e de valores motivacionais revelam índices satisfatórios de validade e confiabilidade, sugerindo sua utilização em campanhas que buscam ampliar o engajamento voluntário.

Publicado
2022-03-31
Como Citar
Carvalho, Ítalo B. de, Queiroz, D. C. de, Gosling, M. de S., & Meira, K. C. de O. (2022). A Influência dos Valores de Schwartz no Engajamento em Campanhas de Doação de Agasalhos: :Desenvolvimento e Validação de uma Escala. Diálogos Interdisciplinares, 11(1), 91-113. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/977

Most read articles by the same author(s)