Diálogos Interdisciplinares https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos <p>A Revista Diálogos Interdisciplinares ter por objetivo prover um fórum para estudos e pesquisa interdisciplinares em todas as áreas do conhecimento, em especial as Ciências Humanas. Os editores creem que um entendimento abrangente dos fenômenos requer uma abordagem interdisciplinar e em ambiente de rede. Nesse sentido, a Revista aceitará contribuições originais com temática interdisciplinar, estabelecendo conexões entre disciplinas.</p> <p>Destaca-se que as <strong>opiniões, idéias e conceitos emitidos nos artigos</strong> são de inteira <strong>responsabilidade</strong> de seu(s) autor(es). A Instituição ou quaisquer organismos editoriais vinculados à Revista&nbsp;Diálogos Interdisciplinares não se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos.</p> <p><strong>ISSN&nbsp;2317-3793</strong></p> <p>Indexada no DOAJ e Google Acadêmico.</p> pt-BR A Revista <strong>Diálogos Interdisciplinares </strong>reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Diálogos Interdisciplinares. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores. damy@brazcubas.br (Antonio Sérgio Azevedo Damy) tecnologia@brazcubas.br (Departamento de Tecnologia da Informação) Sat, 15 Dec 2018 14:42:00 -0200 OJS 3.1.0.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EDITORIAL https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/580 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">O ResearchGate (</span></span></span><span style="color: #000000;"><u><a href="https://www.researchgate.net/post/What_is_short_communication_paper1"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">https://www.researchgate.net</span></span></span></a></u></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">) em seu fórum sobre </span></span></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR"><em>Short Communications </em></span></span></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">apresenta um conceito bastante amplo sobre essa recente técnica de comunicação acadêmica. Assim, </span></span></span><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT">consistem em um relatório conciso, mas independente que normalmente retrata ideias e avanços recentes com contribuições significativas para uma determinada área científica.</span></span></span></span></p> <blockquote class="western">As comunicações rápidas não cobrem em detalhes as informações básicas sobre os problemas tratados ou os aplicativos, em vez disso, fornecem indicações importantes para o leitor. Martin Volk (2012) considera que o trabalho relatado precisa ser tecnicamente sólido, inovador e significativamente único, de forma a alcançar um verdadeiro estado da arte.</blockquote> <p class="western" align="justify"><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT">Com não mais que 3.000 palavras, 4 ou 6 páginas, uma ou duas imagens ou tabelas, estas comunicações não se prestam a apresentar resultados preliminares, a não ser que tais resultados sejam “de interesse excepcional e forem particularmente [...] relevantes” (STRAUSS, 2012). </span></span></span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT">Já o </span></span></span></span><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT"><em><strong>Anais da Academia Brasileira de Ciências</strong></em></span></span></span></span><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT"> fornece as seguintes informações aos autores que desejem realizar submissões neste formato: </span></span></span></span></p> <blockquote class="western"><span lang="en-US">Short communications aim to report on research which has progressed to the stage when it is considered that results should be divulged rapidly to other workers in the field. A short communication should also have an Abstract and should not exceed 1,500 words. Tables and Figures may be included but the text length should be proportionally reduced. Manuscripts submitted as articles but found to fit these specifications will be published as short communications upon the author’s agreement. </span>(An. Acad. Bras. Ciênc., 2018)</blockquote> <p class="western" align="justify"><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT">Podemos considerar o recurso às comunicações rápidas como capazes de reunir</span></span></span></span></p> <blockquote class="western">1 Ideias recentemente desenvolvidas que diferem consideravelmente de estudos anteriores.</blockquote> <blockquote class="western">2 Resultados “negativos”, mas importantes</blockquote> <blockquote class="western">3 Uma tendência ou uma nova área de pesquisa. (ZANOTO, 2018)</blockquote> <p class="western" align="justify"><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT">Além disso, tornam-se extremamente úteis aos autores/pesquisadores por permitirem </span></span></span></span></p> <blockquote class="western">1 O prestígio associado a ser um dos primeiros autores a publicar um resultado significativo de pesquisa.</blockquote> <blockquote class="western">2 Maior fator de impacto que os artigos de periódicos comuns.</blockquote> <blockquote class="western">3 O cronograma de revisão acelerada pode ser útil enquanto o pesquisador estiver sendo considerado para empregos, ou promoções acadêmicas. (<strong>Ibid.)</strong></blockquote> <p class="western" align="justify"><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT">Segundo D’Angelo (s/d), essas produções são úteis para uma rápida disseminação do conhecimento, principalmente quando focam num aspecto importante de determinado assunto. As submissões passam pelo sistema de avaliação por pares cegos e por isso mesmo são consideradas tão válidas quanto os artigos completos (full papers)</span></span></span></span><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-BR">.</span></span></span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT">Acompanhando estas novas tendências nas diversas áreas da pesquisa científica é que a </span></span></span></span><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT"><strong>Diálogos Interdisciplinares </strong></span></span></span></span><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT">publica em sua Edição Especial (Vol 7 N.4) deste segundo semestre de 2018, uma série dedicada justamente a acolher estes pequenos artigos, assumindo simultaneamente o compromisso da criação de uma nova seção na estrutura do periódico, a de </span></span></span></span><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT"><em>Short Communications. </em></span></span></span></span><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="pt-PT">Assim, novas submissões, que se enquadrem neste novo formato serão bem-vindas e submetidas aos mesmos critérios de avaliação existentes para as publicações “plenas”.</span></span></span></span></p> Luci Mendes de Melo Bonini, Valdir de Aquino Lemos, Antonio Sérgio Azevedo Damy ##submission.copyrightStatement## https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/580 Sat, 15 Dec 2018 08:22:37 -0200 ALOPECIA ANDROGENÉTICA MASCULINA E TRATAMENTOS ESTÉTICOS https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/555 <p>Esse estudo foi baseado em revisões bibliográficas e artigos científicos, tendo o objetivo de informar como ocorre a alopecia androgenética, e quais são os tratamentos estéticos que podem ser feitos para amenizar o problema. A Alopecia Androgénética, conhecida como calvície, é a forma mais comum dos homens perderem o cabelo, pois é determinada por um gene presente em homens. Esse tipo de alopecia começa a se desenvolver desde a adolescência, mas é a mais aparente quando a pessoa atinge 40, 50 anos. Os tratamentos mais utilizados são, a fototerapia com laser de baixa potência e o microagulhamento. Sendo a união dos dois, o tratamento mais eficaz.</p> Mariane de Pádua Paulillo, Fernanda Talhati ##submission.copyrightStatement## https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/555 Sat, 15 Dec 2018 10:44:33 -0200 SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADO MUÍDO DO CONCRETO SIMPLES POR POLIPROPILENO (PP) https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/576 <p>O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, sendo composto por diversos materiais, dentre eles, a areia. Um produto em estudo para a substituição da areia na produção do concreto é o plástico polipropileno (PP). Isto posto, objetivo deste estudo foi verificar a resistência à compressão do concreto a base de polipropileno.&nbsp; Para tanto, utilizou-se da pesquisa de natureza quantitativa e exploratória, utilizando-se de procedimento bibliográfico e experimental. A análise foi realizada por meio da elaboração de três traços de concreto, o primeiro sem substituição da areia por polipropileno e os outros dois com a substituição do volume correspondente a 10% e 15% da areia pelo polipropileno. O teste de abatimento demonstrou a ocorrência de vazios no concreto com maior percentual de substituição da areia por polipropileno. Observou-se a redução da resistência à compressão do concreto elaborado com polipropileno entre 14% e 22%. Na análise dos fragmentos dos corpos de prova foi identificado o desprendimento do polipropileno, devido a baixa aderência deste material, junto à matriz cimentícia do concreto. Necessita-se de novos estusdos para a obtenção de traços com valores adequados de resistência à compressão do concreto com adição de polipropileno.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras chave:</strong> Resistência dos materiais; Sustentabilidade; Bioconstrução.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Concrete is one of the materials most used in construction, being composed of several materials, among them sand. A product under study for the replacement of sand in the production of concrete is polypropylene (PP) plastic. Therefore, the purpose of this study was to verify the compressive strength of polypropylene-based concrete. In order to do so, it was used the research of quantitative and exploratory nature, using a bibliographic and experimental procedure. The analysis was carried out by means of the three traces of concrete, the first one without replacing the sand with polypropylene and the other two with the substitution of the volume corresponding to 10% and 15% of the sand by the polypropylene. The abatement test demonstrated the occurrence of voids in the concrete with a higher percentage of sand replacement by polypropylene. The reduction of the compressive strength of the polypropylene-made concrete between 14% and 22% was observed. In the analysis of the fragments of the test specimens the polypropylene detachment was identified, due to the low adhesion of this material, next to the cementitious matrix of the concrete. New strokes are required to obtain traces with adequate compressive strength values ​​of polypropylene-added concrete.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Keywords: </strong>Strength of materials; Sustainability; Bioconstruction.<strong><br> </strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Amanda dos Santos Nascimento, Danilo Guedes Moliterno, Jenifer Aparecida Marques Senobio, Marcos Teruo Momoeda Oliveira, Marcos Vinícius da Silva Costa, Anderson Pagoto ##submission.copyrightStatement## https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/576 Sat, 15 Dec 2018 08:50:54 -0200 ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO EM CRIANÇAS VÍTIMAS DE DESASTRES https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/581 <p class="western" align="left"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><strong>RESUMO</strong></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">O longo da existência o ser humano está sujeito a uma grande variedade de desastres de importante magnitude. O sofrimento relacionado a um desastre é resultado de uma experiência traumática, situação da qual o indivíduo precisa reorganizar-se para que possa minimizar a angustia que eclode dentro de si. Quando uma criança vivencia determinada experiência traumática existem inúmeros fatores pós-trauma que influenciam na vida emocional e física. Diante desse contexto, o objetivo do presente estudo é descrever sobre o </span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">Estresse Pós-Traumático</span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"> em crianças vítimas de desastres. </span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">Para implementar este trabalho, foram compilados 12 artigos científicos, 3 monografias, 6 livros, nas bases de dados Scielo, PubMed e Google Acadêmico. Com base nos resultados do presente estudo conclui-se que crianças expostas a eventos traumáticos, podem sofrer prejuízos psicológicos importantes. Uma das principais consequências desses eventos pode ser o desencadeamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático. </span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><strong>Palavras-Chave: </strong></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">Crianças, </span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Trauma, Desastre </span></span></p> <p class="western" align="left">&nbsp;</p> <p class="western" align="left"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><strong><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US">ABSTRACT</span></span> </strong></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: 'Courier New', serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span lang="en">The human existence is subject to a great variety of disasters of great magnitude. Disaster-related suffering is the result of a traumatic experience, a situation in which the individual must reorganize himself so that he can minimize the anguish that is within him. When a child experiences a particular traumatic experience there are numerous post-trauma factors that influence the emotional and physical life. </span></span></span><span style="color: #212121;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span lang="en">Given this context, the objective of the present study is to describe the Post-Traumatic Stress in children victims of disasters. </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span lang="en">To implement this work, were compiled</span></span></span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span lang="en">from 12 scientific articles, 3 monographs, 6 books, in the database Scielo, PubMed and Google Scholar. On the basis of the results of this study concludes that children exposed to traumatic events can suffer significant psychological damage. One of the main consequences of these events may be the triggering of Post-Traumatic Stress Disorder.</span></span></span></span></span></p> <p align="left"><span style="font-family: 'Courier New', serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span lang="en"><strong>Keywords:</strong></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span lang="en"> Children, Post Traumatic Stress Disorder, Trauma, Disaster</span></span></span></span></span></p> <p class="western" lang="en-US" align="left">&nbsp;</p> Gévane dos Santos Santana, Fábio Guedes de Souza, Luís Sérgio Sardinha, Valdir de Aquino Lemos ##submission.copyrightStatement## https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/581 Sat, 15 Dec 2018 09:39:01 -0200 ENSINO HÍBRIDO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/582 <p align="justify"><a name="_GoBack"></a> <span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;">O ensino híbrido é a mescla entre práticas inovadoras que utilizam a tecnologia e o ensino tradicional. Traz o melhor dos dois mundos e o modelo desenvolve a autonomia dos alunos e respeita suas características mais subjetivas. Podemos encontrar diversos autores dentro da psicologia da educação preocupados com a subjetividade, um dos mais expressivos é Vygotsky com seu conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Diante desta questão, o presente estudo, a partir de revisão bibliográfica, tem como objetivo </span><span style="color: #000000;">compreender a estrutura do Ensino Híbrido e sua relação com a psicologia da educação para favorecer a subjetividade de cada indivíduo</span><span style="color: #000000;">. </span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-PT">Para este estudo foram compilados 5 livros e 7 artigos científicos. </span></span><span style="color: #000000;">Os resultados mostram a falência da educação bancária, e apontam para a necessidade de personalizar a educação. O modelo de ensino híbrido apresenta características para uma educação centrada no aluno, pensa em sua autonomia e em uma educação significativa. Conclui-se que o ensino híbrido é um modelo que pode atender as necessidades mais subjetivas de cada estudante.</span></span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><strong>Palavras chave</strong>: Ensino híbrido, <em>Blended Learning</em>, Psicologia.</span></span></p> <p>&nbsp;</p> <p><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US"><strong>ABSTRACT</strong></span></span></span></p> <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="en">Hybrid education is the mix between innovative practices that utilize technology and traditional teaching. It brings the best of both worlds and the model develops students' autonomy and respects their most subjective characteristics. We can find several authors within the psychology of education concerned with subjectivity, one of the most expressive is Vygotsky with his concept of Proximal Development Zone. Given this issue, the present study, based on a bibliographical review, aims to understand the Hybrid Teaching structure and its relation with the psychology of education to favor the subjectivity of each individual. For this study 5 books and 7 scientific articles were compiled. The results show the bankruptcy of banking education, and point to the need to customize education. The hybrid teaching model presents characteristics for a student-centered education, thinking about its autonomy and meaningful education. We conclude that hybrid education is a model that can meet the most subjective needs of each student.</span></span></span></span></p> <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="en-US"><strong>Keywords</strong></span><span lang="en-US">: Blended Learning, Psychology. Hybrid Teaching.</span></span></span></span></p> <p align="justify">&nbsp;</p> Gabriel Oliveira Nascimento, Leni Leonor Nelli de Miranda, Luís Sérgio Sardinha, Valdir de Aquino Lemos ##submission.copyrightStatement## https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/582 Sat, 15 Dec 2018 10:19:18 -0200 RELAÇÕES ENTRE RESTRIÇÃO DE SONO E ESTADO DE HUMOR EM CONDUTORES VEICULARES https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/583 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="color: #000000;">E</span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;">m função das grandes mudanças no estilo de vida, incluindo as novas tecnologias e a carga de trabalho excessiva, a sociedade contemporânea tornou-se ativa 24 horas, o que pode gerar problemas na qualidade de sono e no estado de humor. Assim, pode influenciar negativamente o comportamento de condutores veiculares. Desse modo, o objetivo do presente estudo é descrever a influência da restrição de sono sobre o estado de humor em condutores veiculares. Para esse estudo foram compilados 3 livros e 7 artigos científicos, </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;">do acervo do </span></span><span style="font-size: small;">Google acadêmico, </span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;">PubMed, SCIELO e Bireme. As palavras-chave utilizadas para a busca dos artigos científicos foram</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;">: “sono”, “restrição de sono”, “estado de humor” e “condutor veicular”. Os resultados do presente estudo mostram que</span></span><span style="font-size: small;"> o condutor restrito de sono pode apresentar alterações no ritmo biológico e prejuízos comportamentais, especificamente o estado de humor. Diante disso, conclui-se </span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;">que </span></span><span style="font-size: small;">restrição de sono pode causar sonolência diurna e alterações no estado de humor dos condutores veiculares o que pode influenciar em acidentes de trânsito. </span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><strong>Palavras-chave</strong></span><span style="font-size: small;">: Sono, Restrição de Sono, Estado de Humor, Motorista Veicular</span></span></p> <p class="western" align="justify">&nbsp;</p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>ABSTRACT </strong></span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;"><span lang="en">Due to major changes in lifestyle, including new technologies and excessive workload, contemporary society has become active 24 hours, which can lead to problems in sleep quality and mood. Thus, it can negatively influence the behavior of vehicular conductors. In this sense, the purpose of the present study is to describe the influence of sleep restriction on the mood state in vehicular conductors. For this study were compiled 3 book and 7 scientific articles, from the collection of Google academic, PubMed, SCIELO and Bireme. The keywords used to search the scientific articles were: "sleep", "sleep restriction", "mood" and "vehicular driver". The results of the present study show that the restricted sleep driver may present alterations in the biological rhythm and behavioral losses, specifically the state of humor. Therefore, it is concluded that sleep restriction can cause daytime sleepiness and changes in the mood of vehicle drivers, which may influence traffic accidents.</span></span></span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;"><span lang="en"><strong>Keywords:</strong></span></span><span style="color: #000000;"><span lang="en"> Sleep, Sleep Restriction, Humor State, Vehicular Driver</span></span></span></span></p> Rogério Belo da Silva, Luís Sérgio Sardinha, Valdir de Aquino Lemos ##submission.copyrightStatement## https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/583 Sat, 15 Dec 2018 10:40:34 -0200 RELAÇÕES ENTRE SONO E APRENDIZAGEM EM ADOLESCENTES https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/584 <p align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #222222;">O sono é um estado comportamental, reversível e cíclico e exerce&nbsp;diversas funções tanto fisiológicas quanto </span>psicológicas. Além disso, é essencial para modular inúmeras funções cognitivas, bem como<span style="color: #222222;"> a consolidação da memória e da aprendizagem, especificamente na adolescência. Diante desse contexto, o objetivo do presente estudo é descrever as relações entre sono e aprendizagem em </span><span style="color: #000000;">adolescentes. Para este estudo foram compilados 15 artigos científicos e 2 livros específicos, </span><span style="color: #000000;">do acervo do </span>Google acadêmico, <span style="color: #000000;">PubMed, SCIELO e Bireme. As palavras-chave utilizadas para a busca dos artigos científicos foram: “sono”, “aprendizagem”, “ adolescência” e “ restrição de sono”.</span><span style="color: #222222;"> Os resultados do presente estudo mostram que os adolescentes restritos de sono podem apresentar alterações nos processos de consolidação de memória e, com isso, declinar o rendimento escolar e de aprendizagem. Nesse contexto, conclui-se que uma boa noite de sono é eficiente para a consolidação da memória e aprendizagem entre adolescentes, pois pode refletir na melhora do aprendizado escolar.</span></span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><strong>Palavras-chave: </strong>Sono, Adolescência, Aprendizagem</span></span></p> <p class="western" align="left">&nbsp;</p> <p class="western" align="left"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><strong>ABSTRACT </strong></span></p> <p align="justify"><span style="color: #222222;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="en">Sleep is a behavioral state, reversible and cyclic and exerts distinct physiological as well as psychological functions. In addition, it is essential to modulate numerous cognitive functions, as well as consolidation of memory and learning, specifically in adolescence. Given this context, the objective of the present study is to describe the relationships between sleep and learning in adolescents. A total of 15 scientific articles and 2 specific books of the collection of </span><span lang="en-US">Google acadêmico, </span><span lang="en">PubMed, SCIELO and Bireme. The keywords used to search the scientific articles were: "sleep", "learning", "adolescence" and "sleep restriction".</span> <span lang="en">The results of the present study show that sleep restricted adolescents may present alterations in memory consolidation processes and, therefore, decline in school performance and learning. In this context, it is concluded that a good night's sleep is efficient for the consolidation of memory and learning among adolescents, as it may reflect on the improvement of school learning. </span></span></span></span></p> <p align="justify"><span style="color: #222222;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="en"><strong>Keywords:</strong></span><span lang="en"> Sleep, Adolescence, Learning</span></span></span></span></p> <p align="justify">&nbsp;</p> Caroline do Couto, Luís Sérgio Sardinha, Valdir de Aquino Lemos ##submission.copyrightStatement## https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/584 Sat, 15 Dec 2018 14:20:58 -0200 OBESIDADE E SOBREPESO INFANTIL RELACIONADOS AO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/585 <p align="justify"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">Estuda-se a relação entre aleitamento materno e obesidade infantil. A pesquisa é descritiva de corte transversal com aplicação de questionários no ambulatório de Pediatria da Policlínica de Mogi das Cruzes-SP e em dois colégios do município de Mogi das Cruzes-SP.</span></span> <span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">Foi avaliada uma amostra de 45 questionários de crianças de ambos os sexos e da faixa etária dos 7 aos 10 anos e que receberam aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade ou que não receberam aleitamento materno exclusivo até 6 meses. Dos participantes: 26 (57,7%) corresponde ao grupo sem aleitamento materno exclusivo e 19 (42,2%) aleitamento materno exclusivo. Dos 26 questionários sem aleitamento materno exclusivo analisados foi obtido uma análise de que 2 (7,692%) se mantiveram no percentil 50, 8 (30,769%) abaixo do percentil 50 e 16 (61,538%) acima do percentil 50. Dos 19 questionários com aleitamento materno exclusivo 2 (10,526%) se manteve no percentil 50, 6 (31,578%) abaixo do percentil 50 e 11(57,894%) acima do percentil 50.</span></span></p> <p align="justify"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><strong>Palavras-chave</strong></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">: </span></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">Obesidade infantil. Doenças Crônicas. Aleitamento Materno Exclusivo.</span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US"><strong>ABSTRACT</strong></span></span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="en">The relationship between breastfeeding and childhood obesity is studied. The research is cross-sectional descriptive with the application of questionnaires at the Pediatric Center and two private schools in Mogi das Cruzes, São Paulo, Brazil.</span> <span lang="en">A sample of 45 questionnaires of children of both genders and the age group of 7 to 10 years who received exclusive breastfeeding up to 6 months of age or who did not receive exclusive breastfeeding up to 6 months were evaluated.</span> <span lang="en">Among the participants: 26 (57.7%) corresponded to the group without exclusive breastfeeding and 19 (42.2%) exclusive breastfeeding. 26 questionnaires without exclusive breastfeeding was analyzed, 2 (7.692%) remained in the 50th percentile, 8 (30.769%) below the 50th percentile and 16 (61,538%) above the 50th percentile. 19 questionnaires with exclusive breastfeeding 2 (10,526%) remained in the 50th percentile, 6 (31,578%) below the 50th percentile and 11 (57,894%) above the 50th percentile.</span></span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;"><span lang="en-US"><strong>Palavras-chave</strong></span></span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US">: Child obesity</span></span><span lang="en-US">. Cronic diseases. Exclusive breastfeeding.</span></span></span></p> Diogo R Sene, Giulia A Bassani, Lais U Isaias, Maria J. B. Guimarães, Nathanny F. Silva, Marco A. Marins, Luci Mendes de Melo Bonini ##submission.copyrightStatement## https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/585 Sat, 15 Dec 2018 14:23:05 -0200 PREVALÊNCIA DE CARDIOPATIAS CONGÊNITAS EM PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/586 <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><strong>RESUMO</strong></span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;">A SD além de apresentar alterações fenotípicas, genotípicas e metabólicas apresentam também anomalias congênitas entre as quais a mais relevante são as cardiopatias congênitas. Este</span></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"> trabalho mostra a incidência de cardiopatias congênitas em crianças com Síndrome de Down considerando os tipos de anomalias, causas e tratamento. Além disso, apresenta a importância do diagnóstico precoce, do acompanhamento médico e do tratamento, para a melhor qualidade e aumento da expectativa de vida. Analisamos a frequência dos diferentes tipos das anomalias congênitas em portadores de Síndrome de Down, objetivando comprovar se há relação entre a </span></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;">demora do diagnóstico e a qualidade de vida e sobrevida do paciente com Síndrome de Down.</span></span> <span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;">Para a execução do projeto foi aplicado questionário aos responsáveis, além de análise de prontuários, os dados coletados foram quantificados e analisados estatisticamente.</span></span> <span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;">Foram analisados 84 prontuários, 51,1% dos portadores de SD apresentaram algum tipo de cardiopatia congênita, sendo a CIA (Comunicação interatrial) a anomalia mais frequente com 23 casos, outra cardiopatia de grande relevância é a FOP (Forame oval persistente) com 14 casos relatados. Outro dado analisado foi a incidência da realização de procedimentos cirúrgicos para a correção da malformação congênita, dos 43 portadores de cardiopatias apenas 14 foram submetidos a procedimentos cirúrgicos e 25 não informavam sobre a realização ou não de procedimentos cirúrgicos. </span></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;">Observou-se uma variação de 40-60% em relação a literatura analisada. CIA e FOP são as cardiopatias mais encontradas neste trabalho e a maioria dos portadores foram diagnosticados ao nascer.</span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><strong>Palavras-chave:</strong></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"> Síndrome de Down. </span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span lang="en-US">Malformação congênita. Cardiopatias.</span></span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span lang="en-US"><strong>ABSTRACT</strong></span></span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="en-US">SD besides presenting phenotypic, genotypic and metabolic alterations also present congenital anomalies among which the most relevant are the congenital heart diseases. This study shows the incidence of congenital heart diseases in children with Down Syndrome considering the types of anomalies, causes and treatment. In addition, it presents the importance of early diagnosis, medical follow-up and treatment, for better quality and longer life expectancy. We analyzed the frequency of the different types of congenital anomalies in Down Syndrome patients, aiming to verify if there is a relationship between the delay of the diagnosis and the quality of life and survival of the Down Syndrome patient. For the execution of the project, a questionnaire was applied to those in charge, in addition to analyzing the medical records, the data collected were quantified and analyzed statistically. A total of 84 medical records were analyzed, 51.1% of patients with SD presented some type of congenital heart disease, and CIA (Interatrial Communication) was the most frequent anomaly with 23 cases. Another major cardiopathy was FOP (persistent oval foramen) with 14 cases reported. Another data analyzed was the incidence of surgical procedures for the correction of congenital malformation. Of the 43 patients with heart disease, only 14 underwent surgical procedures and 25 did not report on surgical procedures. A variation of 40-60% was observed in relation to the analyzed literature. CIA and FOP are the most common heart diseases found in this study and most of the patients were diagnosed at birth.</span></span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="en-US"><strong>Key words:</strong></span></span></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="en-US"> Down syndrome. Congenital malformation. </span></span></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;">Cardiac disorders.</span></span></p> Monique Reis Geissler, Tatiana Aoki Catalan, Camila Yukari Tarrafa Hirayama, Luci Mendes de Melo Bonini, Fernanda Diniz de Oliveira Campos ##submission.copyrightStatement## https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/586 Sat, 15 Dec 2018 14:24:58 -0200 CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO EDUCADOR SOCIAL https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/587 <p align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;">O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória do Educador Social, bem como a construção de sua identidade e seu importante papel na sociedade e, neste contexto, mostrar o pouco reconhecimento que lhe é devido enquanto profissional. A metodologia desenvolvida para esse estudo é baseada em levantamento bibliográfico. Verificou-se que este profissional não foi reconhecido como tal ao longo de sua atuação junto a sujeitos em situações de vulnerabilidade social e nos demais nichos da sociedade. Para tanto este artigo pretende esclarecer as bases nas quais o Educador Social atua através de um percurso sócio histórico que traça o caminho percorrido desde o início de sua atuação, dentro de perspectivas da Pedagogia Social no mundo e no Brasil, até a última legislação vigente que está mais próxima de reconhecê-lo como profissional, provido de direitos e deveres como qualquer outra categoria trabalhista. </span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><strong>Palavras-chave:</strong> Educador Social, Pedagogia Social, desvalorização profissional</span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span lang="en-US"><strong>ABSTRACT</strong></span></span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="color: #212121;"><span style="font-size: small;"><span lang="en">The objective of this paper is to present the professional background of the Social Educator as well as the construction of his/her identity and his/her important role in society and, in this context, to point out his/her professional downgrading due to lack of recognition. The methodology developed for this study is based on a bibliographical survey. It was verified that this professional did not have his/her due recognition for a long period of time along his/her move within subjects in situations of social vulnerability and in the other niches of the society. For this purpose, this article aims to clarify the basis on which the Social Educator works through a socio-historical course that traces the path covered from the beginning of his/her work within the perspectives of Social Pedagogy in the world and in Brazil to the last current legislation that is closer to recognizing him/her as a professional, with rights and duties like any other labor category.</span></span></span></span></p> <p align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="en-US"><strong>Key-words:</strong></span><span lang="en-US"> Social Educator, Social Pedagogy, professional downgrading</span></span></span></p> Amanda Fratea de Lucca, Ana Claudia Pozo Griecco, Francisco Carlos Franco, Rosália Maria Nettos Prado ##submission.copyrightStatement## https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/587 Sat, 15 Dec 2018 14:26:49 -0200 AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM PACIENTES COM IMC E LDL ALTERADOS, ASSIM COMO ANÁLISE DAS DOSES DE ESTATINA ADMINISTRADAS https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/588 <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;">O LDL e IMC são fatores que quando associados estão correlacionados positivamente com doenças cardiovasculares. Avaliar a influências dos fatores LDL e IMC alterados no aparecimento de doenças cardiovasculares, assim como verificar quais as doses de estatina administradas para o tratamento da dislipidemia. O estudo de caráter retrospectivo foi feito através da revisão de prontuários coletados do ambulatório de cardiologia na Policlínica da Universidade Mogi das Cruzes, em Mogi das Cruzes, SP. Foram considerados níveis de LDL alterados acima de 75mg/dl e IMC maiores que 25. Em relação aos pacientes que apresentaram LDL/ IMC alterados 62% apresentaram HAS, 22% dislipidemia, menos de 10% apresentaram AVC, obstrução arterial e IAM. Já nos pacientes que não apresentavam essa alteração 38% apresentaram HAS e 38% dislipidemia. Em relação as estatinas utilizadas, a Sinvastatina foi a que apresentou maior escolha e a dose mais administrada foi 40mg. O LDL e IMC alterados estão de fato associados ao aumento da morbimortalidade associada a doenças cardiovasculares. Além disso, pode se verificar que a estatina com dose de 40mg se mostra a mais utilizada para o tratamento de dislipidemias na cidade de Mogi das Cruzes-Sp.</span></span></span></p> <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><strong>Palavras chave:</strong> LDL, IMC, estatina, doenças cardiovasculares, fatores de risco</span></span></span></p> <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-size: small;"><br> </span><strong>ABSTRACT</strong></span></span></span></p> <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;">The LDL and BMI are factors that when associates are positively correlated with cardiovascular diseases. Assess the influences of factors LDL and BMI changed in the appearance of cardiovascular diseases, as well as check which Statin doses administered for the treatment of Dyslipidemia. The retrospective character study was done by reviewing medical records collected from the cardiology clinic in Mogi das Cruzes University Polyclinic, in Mogi das Cruzes, SP were considered LDL changed above 75 mg/dl and a BMI greater than 25. Compared to patients who have LDL/BMI changed 62% presented HAS, 22% Dyslipidemia, less than 10% presented STROKE, arterial obstruction and IAM. Already in patients who did not <strong>present</strong> this Amendment 38% showed 38% and Dyslipidemia. About Statins used, simvastatin was presented the greatest choice and administered dose was 40 mg The LDL and BMI changed are actually associated with increased morbidity and mortality associated with cardiovascular disease. In addition, you can verify that the Statin dose of 40 mg if shows the most used to treat dyslipidemias in the city of Mogi das Cruzes-Sp.</span></span></span></p> <p><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><strong>Keywords</strong>: LDL, BMI, Statin, cardiovascular diseases, risk factor</span></span></span></p> Lucas Strama, Amanda Evangelista Martins, Gustavo Monteiro de Jesus, Jayse Gimenez Pereira Brandão, Luiz Paulo Vietti, Danilo Ferraz de Oliveira Maksud ##submission.copyrightStatement## https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/588 Sat, 15 Dec 2018 14:29:04 -0200 OS DIFERENTES TIPOS DE LIDERANÇA E SUAS INFLUÊNCIAS NO CLIMA ORGANIZACIONAL https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/590 <p align="justify"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">Estudam-se os diferentes tipos de liderança e suas possíveis influências no clima organizacional de uma empresa. O conceito de clima organizacional está ligado aos aspectos internos de cada organização os quais provocam diferentes fenômenos que motivam ou desmotivam os funcionários. Os principais estilos de liderança são: democrático, autocrático e o estilo liberal, entre as definições clássicas às quais se acrescentou a liderança circular.</span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"> Os resultados demonstraram que os indicadores do clima organizacional demonstrados neste percurso podem ser ferramentas para que cada líder, dentro de sua desenvoltura, escolha o que está em sintonia com a cultura organizacional e com as competências e habilidades de sua equipe. </span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">O clima organizacional favorável exige que o líder tenha atitudes condizentes com o seu papel, influenciando de modo positivo a sua equipe, por meio da motivação de seus colaboradores, de modo que se alcancem as metas desejadas. </span></span></p> <p align="justify"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><strong>Palavras-chave: </strong></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">Liderança. Clima organizacional. Impactos. Colaboradores.</span></span></p> <p align="justify">&nbsp;</p> <p align="justify"><span style="font-size: medium;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span lang="en-US"><strong>ABSTRACT</strong></span></span></span></p> <p align="justify"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span lang="en-US">The different types of leadership and their possible influences in the organizational climate of a company are studied in this paper. The concept of organizational climate is linked to the internal aspects of each organization, which provoke different phenomena that motivate or demotivate employees. The main styles of leadership are: democratic, autocratic and liberal style, among the classic definitions to which the circular leadership was added. The results demonstrated that the organizational climate indicators demonstrated in this course can be tools for each leader, within his resourcefulness, to choose what is in tune with the organizational culture and with the skills of all people involved. The favorable organizational climate requires the leader to have attitudes consistent with his role, influencing his team in a positive way, through the motivation of his collaborators, so that they reach the desired goals.</span></span></span></p> <p align="justify"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span lang="en-US"><strong>Keywords: </strong></span></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span lang="en-US">Leadership. Organizational climate. Impacts; Contributors.</span></span></span></p> Thábata D. A. S. Rugai, Daniele R. Garcia Kumanaya, Luciene Silva de Oliveira Lopes, Luiza Ferrer Castilho ##submission.copyrightStatement## https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/590 Sat, 15 Dec 2018 14:30:51 -0200 PSICOLOGIA FORENSE https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/591 <p class="western"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">A psicologia forense é muito importante dentro da área jurídica, principalmente nos processos de investigações. Nada mais é, do que a aplicação dos conhecimentos de psicologia aplicada à área do direito. E é uma área cada vez mais procurada. Não é tão conhecida ainda dentro do Brasil, mas está ganhando cada vez mais adeptos. Em união com a área jurídica, a psicologia forense desempenha um papel fundamental, pois é através dela que se colhem informações necessárias para criar um perfil e julga a sanidade mental de um indivíduo criminoso. Resultados apontam que é uma área com grande responsabilidade e periculosidade, pois está em contato direto com psicopatas acusados dos piores crimes possíveis.</span> </span></p> <h1 class="western"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">Palavras-chave: </span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;">Psicologia forense. Direito. </span></span></h1> <h1 class="western">&nbsp;</h1> <p class="western" align="justify"><span style="font-size: medium;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span lang="en-US"><strong>ABSTRACT</strong></span></span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="en-US">Forensic psychology is very important within the legal area, especially in the investigation processes. It is nothing more than the application of psychology knowledge applied to the field of law. And it is an increasingly sought-after area. It is not as well known within Brazil but is gaining more and more followers. In conjunction with the legal area, forensic psychology plays a fundamental role because it is through it that information is gathered to create a profile and judge the sanity of a criminal individual. Results indicate that it is an area with great responsibility and dangerousness, because it is in direct contact with psychopaths accused of the worst possible crimes.</span></span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="en-US"><strong>Keywords: </strong></span></span></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="en-US">Forensic psychology. </span></span></span><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="en-US">Lawn</span></span></span></p> Bruno Sato Pontes, Marcelo da Silva Nogueira, Matheus Henrique de Miranda Corrêa, Luci Mendes de Melo Bonini ##submission.copyrightStatement## https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/591 Sat, 15 Dec 2018 14:32:49 -0200