O que é um Artigo Científico

2018-05-18

ARTIGOS CIENTÍFICOS: o que são e para que servem
Antonio Sérgio Azevedo Damy

Normalmente podemos contar com três estilos básicos de publicações, independentemente do tipo de suporte do qual fazem uso: papel, online ou ambos. O estilo informal, como o próprio nome já adianta é aquele estilo coloquial, com gírias, abreviações, emoticons e kkkks! O estilo jornalístico, envolve técnicas que visam chamar a atenção do leitor, com manchetes, comentários curtos, variação visual e mesmo vídeos de curta duração.

Já o estilo acadêmico deve ser extremamente impessoal e conciso. Por isso as publicações acadêmicas não costumam conter mais do que 20 páginas, com formatação padronizada de modo a não retirar do leitor o foco do propósito do autor. Toda publicação acadêmica vem precedida por um resumo de forma a permitir ao leitor uma completa informação sobre o conteúdo a ser desenvolvido.

Além de tudo isso, essas publicações seguem critérios bastante rigorosos que envolvem desde a sua formatação, sem pirotecnias, até a distribuição do conteúdo, obedecendo à uma série de exigências técnicas, previstas no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 6022), ou mesmo de normas internacionais como VANCOUVER, largamente utilizada na Área de Saúde e ISO, pela Área de Exatas.

Resumindo: um artigo científico pode ser definido como uma “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (ABNT-NBR 6022, 2003, p.2). Em outras palavras: um artigo científico serve para tornar o resultado de nossas pesquisas conhecido e não para impressionar ou provocar emoções no leitor.

PARA SABER MAIS: CISLAGHI, Renato. Dicas para a elaboração de artigos com qualidade. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em http://www.inf.ufsc.br/~renato.cislaghi/writing/principal.htm. Acesso 16 Maio 2018.