O CICLO DE VIDA DO PRODUTO E SUA IMPORTÂNCIA PARA GESTÃO ESTRATÉGICA

  • Lucas Rodrigues Santana Silva Centro Universitário Braz Cubas
  • Edvan dos Santos Alves Junior Centro Universitário Braz Cubas
  • Gabriel Quintilhano do Prado Silva Centro Universitário Braz Cubas
  • Renato Sabino Geribello
  • Mayara dos Santos Amarante Centro Universitário Braz Cubas

Resumo

Este artigo tem como intuito conhecer o modelo do Ciclo de Vida do Produto (CVP) e suas fases: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. A fase de desenvolvimento consiste em um projeto onde serão realizadas as propostas de produtos/serviços, realizado testes, validar as hipóteses levantadas e fazer ajustes. A Introdução é a fase onde o produto passa por todos os critérios de desenvolvimento e é considerado pronto para ser lançado no mercado. O Crescimento é onde o produto ganha uma forma comercial sólida para a produção em escala. A Maturidade é o ponto alto do ciclo de vida de um produto, é a etapa onde o mercado alcança seu tamanho máximo, e enfim, o declínio é a etapa em que as vendas e lucros começam a cair e o produto começa a se tornar ultrapassado ou novas tecnologias vão surgindo e ele começa a entrar em desuso. Este modelo foi criado pelo economista Mestre da Harvard Theodore Levitt, sendo uma ferramenta administrativa que permite analisar como um produto/serviço se comporta desde o seu desenvolvimento até a retirada do mercado, e as estratégias adotadas para cada fase onde o produto ou serviço encontra-se. As estratégias e os posicionamentos são vitais para garantir a longevidade de um produto ou serviço, que inevitavelmente, sairá do mercado já que possui uma vida limitada. O CVP é de grande valia para a projeção de demandas, já que o objetivo principal das empresas é permanecer no mercado com o melhor posicionamento possível. A aplicação da correta estratégia pode traduzir em retardamento da fase de declínio do produto ou serviço, o que, intuitivamente traz maior vantagem para a empresa.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
Silva, L. R. S., Alves Junior, E. dos S., Silva, G. Q. do P., Geribello, R. S., & Amarante, M. dos S. (2021). O CICLO DE VIDA DO PRODUTO E SUA IMPORTÂNCIA PARA GESTÃO ESTRATÉGICA. Revista Pesquisa E Ação, 7(1), 95-114. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/pesquisa/article/view/1052

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 5 6 > >>