PAPEL DA TECNOLOGIA BLOCKCHAIN NA INDÚSTRIA DE MANUFATURA

  • Roither Welter Ribeiro Centro Universitário Braz Cubas
  • Roberto Eugenio da Silva Junior Centro Universitário Braz Cubas
  • Silvio Miske Junior Centro Universitário Braz Cubas
  • Renato Sabino Geribello
  • Mayara dos Santos Amarante Centro Universitário Braz Cubas

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo abordar a tecnologia Blockchain, a rede mais segura, complexa e com maior poder computacional disponível atualmente, com potencial para revolucionar a forma de como é lidado com a segurança de bens e ativos e sua rastreabilidade na indústria, através de fundamentação teórica a respeito dessa tecnologia.

Seu impacto na indústria de manufatura será explorado através de exemplificações de possíveis aplicações ao longo da cadeia produtiva, explorando as vantagens de sua implementação e os desafios enfrentados ao lidar com essa tecnologia atrelada aos processos da indústria 4.0, que é visto como um grande diferencial competitivo no atual mercado de escala mundial. O que leva a questão; seria a tecnologia blockchain a solução para os desafios pertinentes encarados pelo setor de manufatura? Seria válido um alto investimento para a segurança que a tecnologia propõe?

Após a análise das aplicações práticas utilizando Blockchain nas áreas da Rastreabilidade da Cadeia de Suprimentos, Gerenciamento de Garantia e Contratos Inteligentes, aliada às previsões de mercado elaboradas por líderes do setor manufatureiro internacional, constatamos seu potencial de agilizar e oferecer segurança aos diversos processos da indústria, além de gerar uma grande oportunidade de crescimento financeiro através de sua eficiência e controle dentro do processo. Existe uma grande dificuldade de implementação, pois é preciso uma alta capacidade de processamento e seu custo pode até ser elevado, o que gera uma grande barreira nas empresas para a sua aplicação, mas com o tempo depois de implementada à tecnologia, seus custos irão diminuir devido a eliminação de desperdícios.

Publicado
2022-04-22

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 > >>