Representações sociais de professores do Ensino Fundamental sobre o futuro da profissão docente
Resumo
Debater sobre o status da profissão docente é um tema que reforça a busca pela valorização do professor. Buscou-se investigar as representações sociais sobre o futuro da profissão docente. A pesquisa foi desenvolvida com professores dos anos iniciais de rede municipal de educação, do maior município da região da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. É uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, e com procedimento de coleta de dados de levantamento bibliográfico, questionários e entrevistas. Para a pesquisa de campo foram utilizados dois instrumentos: um formulário com questões fechadas para conhecer o perfil sociodemográfico dos sujeitos e um roteiro de entrevista semiestruturado para abordar o objeto da pesquisa. Os dados foram analisados com o apoio de software Sphinx e IRaMuTeQ, que produziram gráficos e classes de discursos dos sujeitos e possibilitaram o cruzamento dos dados com a abordagem analítica da triangulação. O estudo com professores em exercício da profissão identificou representações sociais apoiadas em duas ancoragens: a primeira voltada à formação, que julgam necessária para que possam entender as mudanças que a tecnologia e as novas abordagens pedagógicas trazem para o contexto escolar, colocando o aluno como protagonista do processo de aprendizagem; a segunda no otimismo de ser uma profissão reconhecida, respeitada e valorizada social e financeiramente, o que recuperaria o status que a profissão já teve um dia. A partir dessas inferências, verifica-se que a imagem do futuro da profissão docente construída nos discursos das categorias analisadas dos sujeitos professores inclui a busca pela formação e a desvalorização da profissão. A pesquisa poderá subsidiar o desenvolvimento de outras pesquisas, considerando-se que aborda uma profissão que lida com a formação humana.
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