ABSENTEÍSMO POR LICENÇA MÉDICA: UM ESTUDO DE CASO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMÓTEO
Resumo
O absenteísmo-doença se refere às ausências ao trabalho por motivo doença, conhecer os aspectos relacionados à essa realidade é importante para o desenvolvimento de ações que promovam a saúde e previnam o adoecimento dos trabalhadores. O objetivo dessa pesquisa constitui analisar os indicadores do absenteísmo-doença na Prefeitura Municipal de Timóteo. O enfoque metodológico adotado foi uma análise quantitativa, descritiva, calculando os cinco principais tipos de indicadores, no período de Agosto de 2019 a Novembro de 2019 na Prefeitura Municipal de Timóteo. Os dados analisados se referiram às informações sobre o adoecimento dos servidores das secretarias de administração, educação, obras, assistência social, saúde, com 2157servidores e destes 1211 apresentaram ausência ao trabalho.
Os resultados mostram a secretária de educação e saúde com maior índice de absenteísmo, acima da média das demais secretárias. Com os dados observa-se que mais servidores do órgão pesquisado estão adoecendo, porém com durações mais curtas. A principal causa do absenteísmo está relacionado a enfermidades físicas, a doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, representando 32,3% das justificativas.
Conclui-se que a pesquisa forneceu importante subsídio para futuros estudos e análises dos fatores causadores do absenteísmo-doença no órgão.
A Revista Pesquisa e Ação reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Pesquisa e Ação. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.