ABSENTEÍSMO POR LICENÇA MÉDICA: UM ESTUDO DE CASO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMÓTEO

  • Cristiano NUnes Freitas IETEC

Resumo

O absenteísmo-doença se refere às ausências ao trabalho por motivo doença, conhecer os aspectos relacionados à essa realidade é importante para o desenvolvimento de ações que promovam a saúde e previnam o adoecimento dos trabalhadores. O objetivo dessa pesquisa constitui analisar os indicadores do absenteísmo-doença na Prefeitura Municipal de Timóteo. O enfoque metodológico adotado foi uma análise quantitativa, descritiva, calculando os cinco principais tipos de indicadores, no período de Agosto de 2019 a Novembro de 2019 na Prefeitura Municipal de Timóteo. Os dados analisados se referiram às informações sobre o adoecimento dos servidores das secretarias de administração, educação, obras, assistência social, saúde, com 2157servidores e destes 1211 apresentaram ausência ao trabalho.

Os resultados mostram a secretária de educação e saúde com maior índice de absenteísmo, acima da média das demais secretárias. Com os dados observa-se que mais servidores do órgão pesquisado estão adoecendo, porém com durações mais curtas. A principal causa do absenteísmo está relacionado a enfermidades físicas, a doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, representando 32,3% das justificativas.

Conclui-se que a pesquisa forneceu importante subsídio para futuros estudos e análises dos fatores causadores do absenteísmo-doença no órgão.

 

Publicado
2022-04-25