EFICÁCIA DO THERAPY TAPING NA RETIFICAÇÃO DE TRONCO EM PC DO TIPO DIPARESIA ESPÁSTICA

  • Caroline de Souza Carvalho Universidade Braz Cubas
  • Flávia Aparecida Lopes
  • Sheila Evangelista de Matos Braga Universidade Braz Cubas
  • Laila Moussa Universidade Braz Cubas

Resumo

INTRODUÇÃO: A Paralisia Cerebral (PC) apresenta manifestações clínicas das mais variadas, tendo em comum à dificuldade motora em consequência de uma lesão neurológica durante o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central (SNC). OBJETIVO: Verificar a aplicabilidade e a eficiência do Método Therapy Taping na retificação de tronco em crianças com diagnóstico de paralisia cerebral tipo diparesia espástica. METODOLOGIA: Foi utilizada a análise da postura como metodologia de interpretação, a partir de uma fotografia, através do Software Sapo, e também de um examinador cego, que descreveu as observações referente as fotos. RESULTADOS: Foi utilizada a bandagem elástica, durante três meses, na região de tronco posterior para ativação dos eretores de tronco. De acordo com a análise do avaliador todos os sujeitos apresentaram melhor retificação e ajuste postural, principalmente na porção torácica posterior, com diminuição aparente do ângulo formado pela cifose torácica, após a aplicação da bandagem elástica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir dos resultados obtidos nesse estudo, conclui-se que a bandagem terapêutica no paciente com paralisia cerebral do tipo diparesia espástica, com alterações posturais, favorece modificações benéficas no ajuste postural, melhorando seu alinhamento. Palavras Chave: Paralisia Cerebral, Diparesia, Bandagem Elástica.

Biografia do Autor

{$author}, Universidade Braz Cubas

Curso de curta duração em Prescrição e Adequação Postural em Cadeira de Roda pela Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo, Brasil(2013). Fisioterapeuta do AACD , Brasil. Orientadora de Conteúdo de monografias junto à Universidade Braz Cubas.

{$author}, Universidade Braz Cubas

Fisioterapeuta. Mestre em Ciências do Movimento. Docente do Curso de Fisioterapia na Universidade Braz Cubas. Mogi das Cruzes. São Paulo. Brasil.

Publicado
2017-12-16

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##