Utilização da ferramenta SMED na troca de pneus na Fórmula 1
Resumo
Nos dias atuais a indústria ou em qualquer processo produtivo dois quesitos são extremamente importantes custo e tempo.
O mercado e a concorrência são muito dinâmicos, o consumidor procura um produto com baixo custo e a empresa busca realizar sua produção em menor tempo e menor custo possível. Entendendo esse dinamismo do mercado, as grandes empresas ou mesmo as empresas que querem ser líderes de mercado vem procurando se desenvolver para se adequar a esses pré-requisitos, uma saída muito lucrativa é a aplicação de algumas metodologias, uma dessas metodologias aplicada é o Single Minute Exchange of Die (SMED) ou em tradução aproximada Troca Rápida de Ferramentas) , onde seu foco é redução de tempo no processo.
Este projeto tem por objetivo demonstrar as mudanças e benefícios que as indústrias alcançam ao implantar a metodologia, constatando que utilizando de forma correta a ferramenta, as indústrias se tornem mais competitivas e consigam suprir com grande performance sua demanda de produção, excluindo desperdícios e aumentando sua produtividade e flexibilidade no processo.
A Revista Pesquisa e Ação reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Pesquisa e Ação. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.