A Importância das técnicas e métodos no desenvolvimento de novos produtos na indústria automobilística

  • Roldão Scaraamuzza Filho UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
  • Ananias Dias Baldaia
  • Fernando Akira Nagafuti
  • Mayara dos Santos Amarrante

Resumo

Resumo - Para as montadoras manterem-se competitivas no mercado nacional, houve a necessidade de desenvolver técnicas e métodos para atender as exigências dos consumidores e para atender as necessidades do consumidor foram criadas novas categorias de veículos: suv, melhorado, extensão de linha.

Visando essa demanda, as montadoras estudarão todas as etapas do desenvolvimento de produto, para conseguir entender o processo de criação de veículos desde o desejo dos consumidores até o lançamento nas concessionárias, passando basicamente por pesquisa de mercado, rascunho, desenhos técnicos computacionais, modelagem em argila e confecção final do carro.

Foi analisada a evolução dos veículos, desde a parte estética até os acessórios que se tornaram essenciais segundo exigências do consumidor até itens obrigatórios por lei, exemplo, freio ABS a partir de 2014.

Diante de tantos fatos ocorrendo simultaneamente, podemos ver o mercado automobilístico cada vez mais competitivo, pois ao longo de cinquenta e um anos (1959 a 2013) tivemos apenas quatro carros liderando o mercado nacional e nos últimos anos (2014 a atual data) vemos essa disputa ser muito mais acirrada e o revezamento da liderança de mercado deixar de ser monopolizada, assim, qualquer inovação de mercado, poderá ameaçar a liderança do “carro da vez”.

                Desta forma, com os consumidores cada vez mais exigentes e as montadoras cada vez mais competitivas, criativas e com grande gama de opções, tem potencializado as expectativas e exigências do consumidor nacional, assim, estimulando a competitividade automobilística.

Publicado
2018-06-04