Avaliação do Ciclo de Vida do Produto
Resumo
Considerando os impactos ambientais que um produto pode vir a causar em qualquer estágio de seu ciclo de vida, este trabalho descreve a ferramenta Avaliação do Ciclo de Vida. Atualmente, muito se tem discutido sobre o reaproveitamento de resíduos e uma infinidade de pesquisas vem sendo desenvolvidas, com base neste objetivo apresenta se a Avaliação do ciclo de vida (ACV) do produto, seu histórico, importância, as normas, suas etapas, a metodologia para sua aplicação e as melhorias em processos e produtos, que podem ser alcançadas através de sua utilização.
Porém, antes que estes produtos possam ser chamados de “sustentáveis” e que efetivamente um sistema de reciclagem seja implantado, é imprescindível que se compreendam todos os aspectos envolvidos nesta ação e, principalmente, quais os reais ganhos para o setor produtivo e principalmente, para o meio ambiente. Para que se possa obter um quadro geral de todos os aspectos ambientais e impactos potenciais associados a estes produtos, durante seu ciclo de vida completo, a metodologia mais adequada é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).
Espera-se, assim, que se possa obter um cenário mais completo das influências da realização de um estudo de ACV, bem como, estabelecer uma contribuição para a avaliação dos produtos e processos específicos, divulgando a importância do uso desta ferramenta.
Baseado no conceito de ACV realizou-se um estudo de aplicação em dois processos fabris e para cada um dos processos, a análise de inventário com a avaliação dos impactos ambientais em um produto em cada processo, a fim de identificar qual dos itens é prioritário as mudanças necessárias para redução dos impactos ambientais.
A Revista Pesquisa e Ação reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Pesquisa e Ação. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.