A importância do Lote Econômico de Compras na Redução do Custo de Estoque

  • Tiago Araujo Macedo BRAZ CUBAS
  • Mayara dos Santos Amarante BRAZ CUBAS
  • Vinicius Ferreira Pizzatto
  • Gabriel Alencar Pires

Resumo

Em um cenário cada vez mais competitivo o perfeito entendimento dos processos da empresa tem se tornado cada vez mais reconhecido como vantagem competitiva por aquelas que realmente entendem seu planejamento estratégico. Visando sempre alcançar a eficácia, é muito importante que todos os departamentos estejam operando em completa sinergia. Sendo eles: Vendas, produção, Almoxarifado, PCP, Compras, Contabilidade, Fiscal, Financeiro, Logística, dentre outros. E cada um destes tem uma participação imprescindível na organização como um todo.

A gestão da cadeia logística, também conhecida como gestão da cadeia de suprimentos consiste em todas as partes relacionadas seja diretamente ou indiretamente na execução do pedido de um cliente. Ela inclui não apenas o fornecedor ou o fabricante, mas também as transportadoras, os armazéns, varejistas e os consumidores finais. Todos os cenários são de extrema importância, porém a cadeia de suprimentos, necessita de uma atenção um pouco mais delicada, afinal, é onde os custos são mais evidenciados, e fazem com que seja impactado diretamente no produto, e como o estoque pode representar um investimento. Os gerentes de produção buscam otimizar os estoques com o objetivo de gerar negócios e lucros e para alcançar esse objetivo é importante possuir previsibilidade da demanda dos produtos ofertados, mesmo sendo um parâmetro aproximado, a empresa pode determinar o nível de estoque.

Gerenciar um estoque de materiais não é uma coisa tão simples como imaginamos, especialmente das grandes oscilações de demanda e do suprimento dos materiais. Em termos gerais, o controle de estoque tem a finalidade atender à demanda na quantidade e na data que a necessidade ocorre. Manter um estoque gera custo, custo na qual pode ser retratado dentro de dois ambientes: de um lado, há um investimento em estoque retratado pelo valor vertido em produtos, de outro lado, o espaço em que esse produto vai ocupar.

Lote Econômico de Compras (LEC) é a quantidade de materiais a encomendar de cada vez para obter o mínimo de custo total, levando-se em conta as despesas de armazenamento e as despesas gerais de compra, ou seja, saber se é vantajoso para a empresa estocar e, se for, qual deve ser a quantidade.

 

Publicado
2018-06-04

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 > >>