ESTUDO PARA MODIFICAÇÃO DO SISTEMA DE RESFRIAMENTO DA ÁGUA NO PROCESSO DE PASTEURIZAÇÃO DE OVOS

  • Fabiano Donizeti Santos Braz Cubas
  • Mayara dos Santos Amarante Brazcubas
  • Anderson Aparecido Moura Brazcubas
  • Renato Sabino Geribello Brazcubas
  • Micaella Cardoso Teodolino Brazcubas
  • Leonice Alves Souza da Silva Brazcubas
  • Danilo Matheus Martins Goulart

Resumo

Atualmente as empresas investem em melhorias contínuas para eliminar falhas no processo, melhorar sua produtividade, diminuir custos e perdas desnecessárias, para acompanhar a competitividade e se manter no mercado. Neste trabalho foi realizado o mapeamento do processo produtivo de uma empresa do ramo alimentício, fazendo o uso de ferramentas e técnicas para análise dos problemas e suas possíveis resoluções.

Utilizou-se a ferramenta Diagrama de Ishikawa que é conhecida como Espinha de peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, que contribuiu na organização para identificar o maior problema e assim dar continuidade ao estudo. O fluxograma do processo produtivo também foi essencial para entender todo o procedimento e etapas do processo.

Após análises, identificou-se um gargalo no sistema de resfriamento do produto, que apresentou variações de temperaturas fora do padrão de especificação conforme a Serviço de Inspeção Federal (SIF).  Estudou-se várias hipóteses para melhorias e correção do problema, como por exemplo, a substituição da amônia que é utilizado como principal refrigerante do sistema de resfriamento no processo. Buscou-se novas tecnologias disponíveis no mercado para estudo da viabilidade desta substituição. Com todas as informações adquiridas e estudos realizados, foi feita a análise comparativa para verificar os benefícios de ambos os refrigerantes e a viabilidade da troca até chegar à conclusão final do estudo em que a mudança era inviável, devido a vários fatores que são citados no decorrer do estudo, entre eles, o alto investimento.

O mapeamento e conhecimento de todo o processo contribuiu muito no estudo de viabilidade até chegar à conclusão final. É possível observar a importância da pesquisa e do estudo do caso para se chegar a um resultado final, seja ele positivo ou negativo.

Publicado
2018-11-19

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##