AN OVERVIEW OF INNOVATION

COMO A INOVAÇÃO AJUDA NA REDUÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR

  • Marcelo Silva de Andrade FMU-Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Izabel Cristina Petaglia
  • Milton Chagas

Resumo

O tema deste trabalho se insere nos problemas relacionados a demanda (evasão) de cursos médio de nível técnico em diferentes áreas dentro do contexto do conhecimento, pois, tem sido uma abordagem muito discutida na atual circunstância. Entendendo o Curso Técnico como sendo um curso de nível médio tem como seu objetivo principal, o de capacitar alunos com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo. Um de seus propósitos é o acesso imediato ao mercado de trabalho, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no mercado.

Palavras Chaves: Educação, Inovação, Evasão, Ensino médio.

Biografia do Autor

{$author}, FMU-Faculdades Metropolitanas Unidas

Mestre em Administração pelo Complexo Educacional das Faculdades Metropolitanas Unidas. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Braz Cubas. Pós graduado e Especialização em Gestão e Estratégia de Negócios. Pós graduação em Controladoria Estratégica pela Universidade de Mogi das Cruzes e MBA em Controladoria pela Universidade Uniderp. Especialista em Planejamento e Gestão na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Professor das Disciplinas: Administração Financeira e Orçamentária I e II; Administração de Fluxo de Caixa; Análise das Demonstrações Financeiras; Análise e Estrutura das Demonstrações Financeiras; Análise de Projetos de Investimentos; Contabilidade Básica; Contabilidade Geral; Contabilidade Intermediária; Contabilidade Internacional; Critérios de Custeio e Formação de Preços; Custo Logístico; Custos Industriais e Formação de Preços; Economia e Estratégia de Empresas; Evolução do Pensamento Administrativo, Gerenciamento de Custos e Formação de Preços, Gestão de Custos; Precificação de Produtos e Serviços; Princípios de Auditoria; Projeto Integrado e Interdisciplinar; Projeto Interdisciplinar em Gestão Estratégica de Finanças, Teoria da Contabilidade e Tópicos Contemporâneos em Contabilidade.

Izabel Cristina Petaglia

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1998), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e Pós-doutorado pelo Centro Edgar Morin (antigo CETSAH - Centro de Estudos Transdisciplinares Sociologia, Antropologia e História) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais - EHESS, em Paris, França (2001). Mais de 30 anos de experiência no magistério do Ensino Superior, sendo os últimos 20 na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e em Administração. Tem experiência em gestão acadêmica, tendo exercido cargos e funções de Diretora de Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Coordenadora de Programa de Pós-Graduação em Educação e Diretora de Pesquisa. Em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, dedica-se especialmente aos seguintes temas: Educação e Complexidade em suas interfaces, Transdisciplinaridade, Gestão educacional, Complexidade nas Organizações, Organizações de Aprendizagem e, Pensamento Complexo. É pesquisadora permanente do COMPLEXUS - Núcleo de Estudos da Complexidade, da PUC/SP. Participa de Associações Nacionais e Internacionais de Pesquisa, como Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); Sociedade de Filosofia da Educação de Países e Comunidades de Língua Portuguesa (SOFELP) e Associação Internacional para o Pensamento Complexo (APC). É autora de livros, tais como: Interdisciplinaridade: o cultivo do professor (Pioneira/Edusf, 1993); ?Olhar sobre o olhar que olha?: complexidade, holística e educação (Vozes, 2001), Edgar Morin: ética, cultura e educação, organizado em parceria com Alfredo Pena-Vega e Cleide Almeida (Cortez, 4ª edição, 2011); Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber (Vozes, 13ª edição, 2011); Estudos de complexidade; Estudos de complexidade 2; Estudos de Complexidade 3; Estudos de Complexidade 4; Estudos de Complexidade 5, organizados com Cleide Almeida (Xamã, 2006, 2008, 2009, 2010 e 2012) e Pensamento Complexo e Educação (Livraria da Física Editora, 2013).

Publicado
2018-11-19