A IMPORTÂNCIA DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR

  • Caroline Matsumoto Melegaro Braz Cubas
  • Mayara dos Santos Amarante Braz Cubas
  • Renato Sabino Geribello Braz Cubas
  • André Amaral dos Santos Silva Braz Cubas
  • Luís Felipe dos Santos Siqueira Braz Cubas

Resumo

Para as empresas se manterem no mercado precisam buscar técnicas e novos conhecimentos que as tornem mais competitivas. A filosofia Lean vai ao encontro desta necessidade por pregar a busca da melhoria contínua através do aperfeiçoamento de técnicas, procedimentos e eliminação de desperdícios nos processos. Isto permite que as empresas alcancem melhores custos, flexibilidade, qualidade e atendimento.

Neste contexto, o objetivo deste trabalho é elucidar o conceito de produção enxuta e explanar as inúmeras vantagens que a adoção de práticas Lean pode gerar a uma organização, ainda que esta seja aplicada na área da saúde.

Um hospital é tão, ou até mesmo, mais complexo que uma indústria. Recursos como aparelhos de exames, macas, salas de cirurgia e leitos, precisam estar disponíveis no tempo e quantidade certa; operadores como, por exemplo, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de modo geral, precisam estar bem alocados nos diversos postos de trabalho; os serviços devem ser entregues em tempo hábil; os custos precisarão ser reduzidos, bem como os desperdícios.

Para tanto, realiza-se primeiramente uma contextualização histórica do Lean, bem como a explicação dos seus seis princípios e dos sete tipos de desperdícios que este sistema procurar mitigar, e em seguida são apresentadas as principais ferramentas utilizadas para atingir os objetivos do Lean em uma organização. É relatado um estudo de caso no Instituto de Oncologia do Vale (IOV), que foi a primeira instituição a oferecer serviços especializados no tratamento de câncer no Vale do Paraíba, onde serão apresentadas as práticas adotadas pela empresa que remontam ao Lean Healthcare. Apresenta-se também um plano de ação utilizando as ferramentas ao identificar um ponto de melhoria e seus resultados.

Publicado
2018-11-17

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 > >>