A INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA REDE PÚBLICA REGULAR DE ENSINO

  • Henrique Marcelo Guérin Reis Brazcubas Educação
  • Caio Vinícius Barros da Costa Brazcubas Educação
  • Jose Carlos Santos
  • Lucas Patrocínio Sobrinho
  • Marcos Phelipe Barros
  • Matheus Souza Morais
  • Nayara Yamashita Oliveira
  • Ariani Santos
  • Adilsen Cláudia Martinez

Resumo

Tendo em vista o significativo aumento da incidência dos casos de autismo nos últimos anos e a presença cada vez mais constante de crianças com o transtorno no ambiente escolar, o presente artigo pretende abordar a inclusão do aluno autista na rede pública regular de ensino. Assim sendo, por meio de um estudo bibliográfico e de legislação, trouxemos à baila alguns instrumentos legais capazes de nortear o trabalho de educadores e juristas visando sempre à inserção destes cidadãos no contexto educacional. Objetivou-se com este estudo apresentar um repertório legal capaz de salvaguardar a tutela estatal constitucionalmente assegurado, ressaltando sua importância para o pleno desenvolvimento destes indivíduos. Sendo assim, revelou-se que a convivência escolar contribui para que os estudantes neurotípicos descubram outras realidades, servindo de aprendizado em matéria de empatia e de tolerância. Por outro lado, para aqueles que apresentam o transtorno do espectro autista, o convívio com os demais alunos é enriquecedor, pois permite a interação e auxilia no desenvolvimento e na aprendizagem, possibilitando a formação de vínculos estimuladores e o enfrentamento da própria dificuldade.

Biografia do Autor

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Graduando em Direito pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes com conclusão em 2022. - Mestre (MsC) no Programa de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia na Universidade de Mogi das Cruzes/SP- CAPES 3, na área de concentração: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde -Dissertação : Padronização metodológica para determinar prevalência das espécies do gênero Ehrlichia e Anaplasma em cachorros de uma zona rural e urbana da região metropolitana de São Paulo em 15/06/2016. - Graduado (turma dez-2007) em MEDICINA VETERINÁRIA pela Universidade Guarulhos aonde foi pesquisador de iniciação científica nos anos de 2004 e 2005 e Presidente Fundador do Centro Acadêmico; - Aprovado no XIII Exame Nacional de Certificação Profissional de Medicina Veterinária em 29/07/2007; - Graduado em ZOOTECNIA pela Universidade Estadual de Maringá/Paraná em 1983; - Técnico em Radiologia Médica - Radiodiagnóstico em 2001. Registrado no CRTR/SP sob nº 6569T, com experiência em Radiologia Convencional, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. - Professor de Ensino Superior I do Centro Paula Souza - FATEC - Mogi das Cruzes. Aprovado em Processo Seletivo (EDITAL Nº 184/08/2016 - PROCESSO Nº 2000/2016 - CÓDIGO DO PORTAL Nº 4618 e convocado em 06/04/2017 DOE seção I Pg. 224-225). Disciplina Comercio Internacional do curso de Tecnologia em Agronegócio com posterior ampliação para disciplina de Projeto em Agronegócio lll, Fundamentos em Agronegócio e comercio exterior do curso de Tecnologia em Logística. Gestor nomeado do Núcleo Institucional de Estágio da FATEC-MC. - Médico Veterinário Concursado da Prefeitura Municipal de Santa Isabel/SP desde Março de 2013 até Julho de 2017 por demissão a pedido, lotado na Secretaria de Saúde, transferido em Novembro de 2015 para a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário; - Professor Especialista na Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes/SP responsável pelas disciplinas Tecnologia em Radiologia Veterinária, Tecnologia em Radiologia Intervencionista do curso de Tecnólogo em Radiologia desde Agosto de 2012; - Pós-graduado (lato sensu) em Docência do Ensino Superior pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes/SP - 2015 - Pós-graduado (lato sensu) em Impactos da Violência na Saúde - FIOCRUZ/ENSP - 2015 - Pós-graduado (lato sensu) em Ultrassonografia Veterinária pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Educação Continuada (INBRAPEC) / Faculdade INESP SP/SP - 2010; - Residência Médica Veterinária em Diagnóstico por Imagem (pós-graduação lato sensu Radiologia e Ultrassonografia) sob orientação da Profa Dra. MV Carla Lorigados no HOVET da Universidade Guarulhos/SP - 2009; - Especialização em Docência do Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas online (FGV-ONLINE) - 2009; - Médico Veterinário contratado na área de Radiologia Veterinária do HVET pela Faculdade de Medicina Veterinária da Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista - FESB de outubro de 2011 à fevereiro de 2013; - Médico Veterinário na área de Radiologia e Ultrassonografia Veterinária e responsável pelo Centro Diagnóstico Animal - Jacareí/SP de março de 2009 à novembro de 2012.

Adilsen Cláudia Martinez

Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), graduação não concluída em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), especialização não concluída em Magistério do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora Associado I da Sociedade Civil de Educação Braz Cubas (UBC-Universidade Braz Cubas) desde 1997. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente e Direito Ambiental. Desenvolve projetos de Iniciação Científica na Universidade Braz Cubas desde o segundo semestre de 2015. Atualmente tem desenvolvido ensino por pesquisa e ensino por projetos integradores no Curso de Direito, além de orientação na elaboração de artigos científicos. 

 

Publicado
2018-11-26