TRATAMENTO ESTÉTICO PARA FOLICULITE EM HOMENS

  • Leticia Stefanni Soares da Silva Centro Universitário Braz Cubas
  • Thais Aguiar Coelho
  • Beatriz Duarte Albuquerque
  • karolline Correa Alves Galan
  • Karen Yumi Kaida Santos
  • Isabelle Caroline de Siqueira Mariano
  • Fernanda Talhati Centro Universitário Brazcubas
Palavras-chave: foliculite, alta frequência, estética, barba

Resumo

 Resumo

A pele é o maior órgão do corpo humano e é dividido em três camadas: epiderme, derme e tecido subcutâneo. Sua função é proteção, homeostase e filtro contra radiações, a pele também possui uma defesa natural contra micro-organismos e quando é agredida pode gerar uma lesão chamada foliculite, que é uma infecção no folículo piloso causada por uma bactéria do tipo estafilococos. Esta alteração é comum em homens após se barbear, pois a pele é agredida. Em base de revisões bibliográficas observou-se os efeitos da alta frequência. E a diferença entre óleosA e B,extraídos de plantas e os benefícios do vapor de ozôniona foliculite da barba.

Com base na revisão bibliográfica o tratamento de alta frequência, foi realizado 8 sessões em voluntários do sexo masculino, após a higienização foi feita a aplicação do aparelho de alta frequência no período de 5 minutos, o resultado foi satisfatório em 91% dos que se submetem ao procedimento. Já que no se refere o autor óleo essencial de melaleuca demonstrou-seantimicrobiano, controla os agentes agressores da foliculite e ajuda a cicatrizar as lesões. Escolheram dois óleos comerciais para serem tratados neste estudo, A e B, extraídos em diferentes meses do ano. Observou-se que o óleo essencial de melaleuca extraído no mês de junho obteve resultado de inibição melhor em comparação com os outros óleos.O vapor de ozônio é um método terapêutico, que tem benefícios bactericidas, fungicida e germicida, que também podem tratar a foliculite. Foram realizados duasaplicaçõesem dois grupos diferentes, no grupo A utilizou-se alta frequência com associação do vapor de ozônio e no grupo B somente o vapor de ozônio. Com o grupo A houve uma diminuição no crescimento fúngico de 85%. No grupo B que foi utilizadoapenas o vapor de ozônio, não houve diminuição após sua aplicação, ou seja, demonstrou-se eficaz quando associado ao tratamento alta frequência.

De acordo com a análise dos artigos referenciados, observou-se que o tratamento de alta frequência obteve melhor eficácia para lesão no combate a folicilute.

Palavras-chave: foliculite, alta frequência, estética, barba

Biografia do Autor

Fernanda Talhati, Centro Universitário Brazcubas

Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil(2013)
Coordenadora Departamento de Pesquisa do Centro Universitário Brazcubas, Brasil.

Publicado
2019-06-08
Como Citar
Soares da Silva, L. S., Coelho, T. A., Albuquerque, B. D., Galan, karolline C. A., Santos, K. Y. K., Mariano, I. C. de S., & Talhati, F. (2019). TRATAMENTO ESTÉTICO PARA FOLICULITE EM HOMENS. Revista Pesquisa E Ação, 5(1), 35-39. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/pesquisa/article/view/569

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##