AS INFERÊNCIAS DA BRANQUIDADE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAL, SOCIAL E INDIVIDUAL DOS SUJEITOS NEGROS

UMA VISÃO DA PSICOLOGIA

  • Thaisy Regiane Ferraz Centro Universitário Brazcubas
  • Luís Sérgio Sardinha Centro Universitário Brazcubas
  • Valdir de Aquino Lemos Centro Universitário Brazcubas
Palavras-chave: Racismo, Branquitude, Branqueamento, Identidade, Psicologia

Resumo

Passaram-se 130 anos de abolição, e as ressonâncias do período escravocrata persistem em nossa sociedade, o negro tem sua cor de pele utilizada como principal elemento de estigmatização, incidida através do racismo que dificulta o diálogo entre os diferentes grupos que compõe a sociedade brasileira, pois cria fronteiras simbólicas rígidas, estabelecendo binarismos identitário, ou seja, uma identidade do que é “ser negro” contraposta ao que é “ser branco”, baseadas em estereótipos negativos para os primeiros e positivos para os últimos. Este trabalho pretende descrever e discutir sobre a ideologia da branquitude/branquidade que constituem uma importância negativa na constituição da identidade do sujeito negro.Para a elaboração deste trabalho o método utilizado foi o de revisão bibliográfica para isso foram pesquisadas nas plataformas, bvspsi, scielo, entre outras, 13 artigos acadêmicos, 5 teses, 2 dissertações, bem como 15 livros. Os resultados do presente trabalho mostram que a ideologia da branquidade manifesta através do racismo, interferem de forma negativa na construção das identidades(cultural, social e individual) do sujeito negro, assim como traz para este sofrimento psíquico.Assim concluiu-se que o papel da psicologia como ciência e prática é fundamental para promoção do bem estar biopsicossocial desta população, bem como agente atuante  de provocações e discussões de políticas publicas mais isonômicas para a sociedade brasileira.

Biografia do Autor

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes.

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Brasil(2011). Coordenador e Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Brazcubas – Mogi das Cruzes. Docente junto à Universidade do Grande ABC, UniABC, Santo André.

{$author}, Centro Universitário Brazcubas

Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil (2016). Pesquisador do Comitê Paralímpico Brasileiro, Brasil. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Braz Cubas – Mogi das Cruzes.

Publicado
2019-06-08

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>