MODAIS DE TRANSPORTE NO BRASIL

  • Cassia Maria Santos Cruz Centro Universitário Braz Cubas
  • Alécio dos Santos Araújo Braz Cubas
  • Katia Aparecida da Cruz Braz Cubas
  • Jeferson de Matos Barreto Braz Cubas
  • Renato Sabino Geribello Braz Cubas
  • Mayara dos Santos Amarante Braz Cubas

Resumo

Por volta dos anos 80 com o surgimento da Tecnologia da informação começou-se a pensar na logística no Brasil e com isso o modo de se transportar a produção. Com isto os modais disponíveis próximos aos locais de produção são importantes e o estudo da melhor forma de transportar terá grande influência nos custos do produto transportado.

O setor de transporte é formado pelos segmentos rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário que ofertam serviços para o deslocamento de pessoas e cargas.

Mesmo representando a maior fatia do transporte de cargas no país, o transporte rodoviário hoje enfrenta grandes dificuldades, desde o crescimento do valor dos combustíveis como as condições de estradas sem pavimentação por exemplo.

As ferrovias foram criadas em um primeiro momento para o escoamento de produtos agrícolas, atualmente em sua maioria é utilizada para escoamento de minérios e grãos. O Governo Federal após alguns anos deixou de investir na malha ferroviária, que ficou durante alguns anos abandonada até que por volta de 1996, começaram a serem cedidas às concessionárias que atualmente atuam na maior parte das ferrovias.

O transporte aquaviário também apresenta baixo índice de investimento, na última década o modal ficou em última colocação no investimento de verbas governamentais em relação aos outros modais.

Os demais modais de transportes aeroviário e dutoviário possuem aplicações mais específicas no transporte de cargas.

Com a falta de uma gestão eficiente aliado à escassez de profissionais competentes para este ramo de atuação, os números cada vez mais enfatizam a urgente necessidade de uma reforma na gestão das modalidades de transporte de cargas no Brasil.

Publicado
2019-06-12

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 > >>