GANHO DE COMPETITIVIDADE POR MEIO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

  • Vilmara Figueredo Almeida Brazcubas
  • Andressa Carolina de Souza Brazcubas
  • Anderson Brasil de Brito Brazcubas
  • Juliana Lima de Santana Brazcubas
  • Renato Sabino Geribello Brazcubas
  • Mayara dos Santos Amarante Brazcubas

Resumo

O objetivo deste documento é apresentar como as empresas brasileiras podem alavancar a sua competitividade por meio da gestão da inovação investindo continuamente em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O princípio PDCA do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT foi o método de gestão utilizado para gerir ferramentas nos quatro passos do processo que resultarão em uma melhoria contínua na gestão de tecnologias e inovações dentro de qualquer organização. Para a fase PLAN – DO foi destacado a ferramenta Canvas auxiliando na criação de modelos de negócios para dar a diretriz e metas da empresa, o Roadmap Tecnológico a fim de estabelecer um mapa para o planejamento estratégico, a vigilância tecnológica para identificar tendências tecnológicas e o Funding para financiar o desenvolvimento e evolução do projeto. Já para a fase de CHECK – ACT contamos com as ferramentas Ux Designer para entender o mercado consumidor e adaptar-se as exigências mercadológicas, o Open Innovation e o Design Thinking para dar suporte a novas ideias, analisar o conhecimento e propostas de soluções inovadoras. Essas ferramentas implementadas descrevem uma estrutura atual para a gestão da inovação que vão garantir que o uso das tecnologias esteja alinhado com as necessidades da empresa. A inovação deve ser tratada como melhoria contínua, acompanhamento e geração de tendências que se faz fundamental para a permanência no mercado atual. Vale destacar também, que não se trata apenas da implementação de tecnologias de ponta nos processos, mas principalmente de criar uma estrutura Lean e estar em total sintonia com as exigências e tendências do mercado, gerindo conhecimento e transformando em inovação.

Publicado
2019-06-12

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