REDUÇÃO DE ÍNDICE DE REFUGO DE UMA LINHA DE USINAGEM COM A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE

  • David Donizeti de Camargo Brazcubas
  • Amilton Ribeiro dos Santos Brazcubas
  • Gleisson Augusto de Carvalho Franca Brazcubas
  • Renato Sabino Geribello Brazcubas
  • Luiz Antônio de Siqueira Brazcubas
  • Mayara dos Santos Amarante Brazcubas

Resumo

O artigo realizou estudos e consultoria em uma empresa metalúrgica, com o propósito de evidenciar problemas de índice de refugo. Utilizando algumas ferramentas da qualidade o SIPOC identificou quais elementos relevantes para o processo em determinadas atividades, o GRÁFICO DE PARETO para saber qual o maior índice do problema, onde foi realizado o Diagrama de ISHIKAWA, para determinar as possíveis causas e por fim adotado em seu processo a CARTA CEP, a fim de colocar limites máximos e mínimos especificados em seu processo. O trabalho tem como objetivo fazer melhorias no processo de fabricação e dimensionamento da peça, COLETOR DE ESCAPE utilizado em caminhão e ônibus da Montadora Volkswagen. O conceito de melhoria foi adotado diante das análises das ferramentas da qualidade citadas acima, incluindo ações corretivas e preventivas no seu processo de usinagem.

Visando o lucro e redução do alto custo de peças não conforme devido má qualidade, o objetivo dessa melhoria é também entender os requisitos do cliente final. Através de reuniões (Brainstorming) com toda a equipe do processo de fabricação, incluindo o setor da qualidade, Engenharia e entre outros envolvidos nos problemas de fabricação referente ao dimensionamento dos produtos como: diâmetro interno, diâmetro externo, espessura, altura, acabamento, entre outros.

Com os dados levantados e a utilização das Ferramentas da Qualidade e medições, concluiu-se que, houve uma melhoria significativa no processo, estabilizando toda a sequência produtiva para garantir a qualidade dos resultados obtidos. Mas para isso houve um investimento em equipamentos, (Máquinas CNC, Equipamentos de Metrologia) sistema de calibração e treinamentos. Com as ações implantadas obteve os seguintes resultados (Redução de processo, Redução de SETUP, Aumento de produção).

Publicado
2019-12-05

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 > >>