A INTEGRAÇÃO DA ERGONOMIA EM DIFERENTES AMBIENTES DE TRABALHO

  • Denise Maria do Nascimento Brazcubas
  • André Divino Macedo Silva Brazcubas
  • Carlos Alberto Thome Júnior Brazcubas
  • Giovanni Vertulo Triboni Brazcubas
  • Natasha Verônica Felipe Brazcubas
  • Tayná Janaína Morroni Brazcubas
  • Renato Sabino Geribello Brazcubas
  • Mayara dos Santos Amarante Brazcubas

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica, onde serão analisados 24 outros estudos sobre Ergonomia em diferentes áreas e processos, ao qual são relacionadas práticas de saúde, prevenção, medidas e conceitos abordados no ambiente de trabalho.

Através da realização de estudos ergonômicos são identificadas as necessidades de alterações no ambiente de trabalho adaptando-se máquinas, ambientes e ferramentas, de acordo com as necessidades dos trabalhadores. Estas modificações resultam na satisfação dos colaboradores, no aumento da qualidade de vida no trabalho, na queda do número de afastamento causado por doenças ocupacionais, no aumento da produtividade e fatores que influenciam diretamente no sucesso de uma organização. Através do crescimento do número de empresas e atividades a serem realizadas pelos trabalhadores, torna-se imprescindível a análise do conceito e aplicação ergonômica sobre diferentes ramos de atuação dos trabalhadores. O conceito de qualidade de vida relaciona o indivíduo ao local que o mesmo ocupa, a qualidade de vida no trabalho desta forma indica os aspectos de saúde física e mental do trabalhador.

Hoje, grande parte das empresas têm inserido atividades de estímulo a qualidade de vida no trabalho, a fim de estimular o colaborador no seu ambiente e prevenir tensões físicas e psicológicas. São realizados palestras e estudos que tratam a postura corporal e comportamental no ambiente de trabalho, atividades como técnicas de relaxamento e ginástica laboral fazem parte do cotidiano dos trabalhadores. Desta forma, realizam a utilização da ergonomia como principal ferramenta de qualidade no trabalho e possibilita a obtenção de ganhos tanto para o trabalhador quanto para sua organização.

Publicado
2019-12-05

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 > >>