IMPLEMEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA SMED EM UMA LINHA DE CONVERSÃO DE PAPEL HIGIÊNICO
Resumo
A necessidade de adaptar-se às mudanças que ocorrem no cenário atual leva as empresas a buscarem soluções que as deixem mais competitivas e lucrativas, procurando segregar processos que não agregam valor no seu dia a dia. Aplicando os conceitos do Lean Manufacturing e as técnicas existentes, dentre elas Single Minute Exchange of Die (SMED), a qual consiste na redução dos tempos de setup por meio de melhorias nas trocas de ferramentas.
Este estudo tem como objetivo mostrar a aplicação da ferramenta SMED em uma multinacional do setor de produtos de higiene, buscando redução dos custos e melhoria de produtividade.
Sendo realizado um estudo de caso, com a análise do desempenho, definindo a meta de reduzir o tempo de máquina parada durante o setup em até 30%. Para se alcançar a meta, é necessária especificamente que se treine a operação na filosofia do Lean utilizando a ferramenta SMED, verificando o tempo total de setup. Por fim, verificar as atividades realizadas para gerar o balanceamento das atividades entre os envolvidos (operadores e ajudantes) no processo.
A utilização das ferramentas da qualidade, como o Diagrama de Ishikawa (para organizar e hierarquizar problemas), o 5W2H para geração do plano de ação e o ciclo PDCA (para o enfoco na melhoria continua), buscando o aumento da o aumento de produtividade e eficiência nas trocas de formato das linhas de conversão e redução dos custos, além disso, também com a ideia de agregar conhecimento para posteriores aplicações deste método abordado. Os resultados obtidos mostraram a eliminação dos desperdícios durante o setup, assim como, redução de tempo de preparação de máquina, redução de custos e aumento de produtividade.
A Revista Pesquisa e Ação reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Pesquisa e Ação. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.