APLICAÇÃO DO LEAN MANUFACTURING EM CONJUNTO COM A MANUFATURA ADITIVA NA REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS EM PROCESSOS
Resumo
Atualmente, a busca constante da melhoria contínua, otimização de processos e redução dos custos têm se tornado prioridade para muitas organizações. Considerando que estamos na era da quarta revolução industrial (Indústria 4.0), no qual a tecnologia, otimização dos processos e inovação tornam-se presentes, muitas empresas necessitam que exista um grau maior de maturidade relacionados a seus processos. Um dos viés da indústria 4.0 é a manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, é um processo que acumula camadas baseando-se em um modelo digital, onde nos últimos anos é possível notar o avanço dessa tecnologia tornando-se cada vez mais aplicado a diversos ramos da indústria e gama de produtos. Possui aplicação em diversos segmentos: medicina, setor automotivo, civil e aeroespacial.
Devido a crescente complexidade dos produtos e a elevada concorrência, as empresas têm buscado melhorar continuamente seus processos através do Lean Manufacturing e no presente, aliando-se com a tecnologia da indústria 4.0 visando principalmente reduzir o tempo aplicado aos seus processos, aumentar a qualidade e a sua competitividade.
Neste artigo, através da pesquisa exploratória, buscamos relacionar a influência das ferramentas selecionadas do Lean Manufacturing, como o Just in Time (JIT), os 7 desperdícios e Single Minute Exchange of Die (SMED) no processo de manufatura aditiva, onde o objetivo foi observar do público alvo qual o seu posicionamento referente ao Lean Manufacturing com a vinda da Indústria 4.0. Após a aplicação do questionário, o conceito avaliado por este grupo de estudo condiz com a opinião do grupo de entrevistados, pois a antiga filosofia associada a nova tecnologia não se chocam como um conflito de ideias e sim se fundem em busca de maior eficiência dos processos.
A Revista Pesquisa e Ação reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Pesquisa e Ação. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.