O ACESSO À INTERNET É UM DIREITO FUNDAMENTAL?

  • Carlos Ogawa Colontonio Procuradoria do Estado de São Paulo e Centro Universitário Braz Cubas
Palavras-chave: Direitos Fundamentais; Acesso à internet; Proteção dos direitos fundamentais; Direito ao acesso à internet; Direito Constitucional.

Resumo

O mundo contemporâneo não vive mais sem internet. O isolamento social provocado pela pandemia do último ano da segunda década do século XXI deixou ainda mais clara a necessidade e essencialidade da conexão das pessoas com a rede mundial de computadores para a realização da maior parte de suas atividades no dia a dia, como estudo, trabalho, negócios, comunicação e, até mesmo, atividades afetivas. Diante da essencialidade material do acesso à internet, indaga-se se tal instrumento deve ser considerado, pelo nosso ordenamento jurídico, como um direito fundamental, a ser protegido de forma preponderante pelos nossos institutos jurídicos. Os direitos fundamentais são históricos, e, por este motivo, admitem que o rol de direitos essenciais de determinada sociedade seja ampliado com a superveniência de novos direitos fundamentais, que são conquistados ou reconhecidos em cada momento histórico. Seria o caso do direito à internet? O direito ao acesso à internet já pode ser reconhecido como um direito fundamental ou depende de positivação no texto constitucional, a ser realizada através de uma Emenda Constitucional? Deste modo, o presente ensaio tem por objetivo oferecer uma proposta de resposta para esta pergunta, com base na revisão da literatura sobre os direitos fundamentais, assim como o estudo sobre a natureza dos direitos fundamentais e do que é o acesso à internet. Pretende-se responder se os direitos fundamentais dependem de positivação ou se podem ser reconhecidos de forma tácita, assim como se o acesso à internet é um direito fundamental ou não, e se depende de previsão literal na Constituição para ter tal status.

Biografia do Autor

Carlos Ogawa Colontonio, Procuradoria do Estado de São Paulo e Centro Universitário Braz Cubas

Procurador do Estado de São Paulo. Professor do Curso de Direito do Centro Universitário Braz Cubas.

Publicado
2020-05-29
Como Citar
Colontonio, C. O. (2020). O ACESSO À INTERNET É UM DIREITO FUNDAMENTAL?. Revista Do Curso De Direito Do Centro Universitário Brazcubas, 4(1), 1-17. Recuperado de https://revistas.brazcubas.br/index.php/revdubc/article/view/906